Lugar de comida é no prato: guia oferece dicas para evitar desperdício de alimentos

PUBLICIDADE
Lugar de comida é no prato: guia oferece dicas para evitar desperdício de alimentos
Divulgação

Lugar de comida é no prato. Esse é o mote e o título de um guia sobre o desperdício de alimentos no Brasil. A publicação reúne informações atualizadas sobre a produção, consumo e o descarte de comida em níveis nacional e global. Além de oferecer dicas práticas para reduzir o desperdício em casa e em comunidade. Confira e baixe gratuitamente o guia.

“Acabar com a fome e reduzir o desperdício de alimentos é uma responsabilidade de todos”, afirmam os organizadores no guia. “Para darmos o primeiro passo rumo a essa missão, criamos este Guia para compartilhar visões sobre o que é o desperdício de alimentos e como ele acontece”.

PUBLICIDADE

O guia faz parte de uma campanha de mobilização social e é uma realização do Pacto Contra a Fome. O instituto é focado em soluções estruturantes para erradicar a fome no país, conectadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

PUBLICIDADE

Insegurança alimentar

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 64 milhões de pessoas no Brasil estão em situação de insegurança alimentar. Esse termo se refere à falta de acesso regular a alimentos “suficientes, nutritivos e seguros” para suprir as necessidades alimentares.

Desse total, 8,7 milhões de brasileiros sofrem com a fome, que é o estágio mais grave da insegurança alimentar. Uma multidão de famintos que ocuparia o espaço de 110 estádios do tamanho do Maracanã.

Contraste

Em contraste, o Brasil é uma das potências mundiais do setor agrícola, produzindo cerca de 161 milhões de toneladas de alimentos por ano. Ao mesmo tempo, é o 10º país que mais desperdiça comida no mundo. Desde a produção, passando pelo transporte, estoque, venda, até chegar na casa das pessoas, uma média de 55 milhões de comida é desperdiçada anualmente. Os dados são do relatório “Mapa da Fome e Desperdício de Alimentos no Brasil” , realizado em 2022.

Desperdício de alimentos: o que é e como podemos evitá-lo

Quando um alimento que está bom para consumo é jogado fora, configura-se o desperdício. Infelizmente, essa prática está presente em todas as etapas da cadeia de alimentos e não é exclusiva do Brasil. Segundo levantamento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), todos os anos cerca de 30% de todo alimento produzido no mundo é descartado.

Além de afetar as milhões de pessoas no mundo em insegurança alimentar, o desperdício de alimentos impacta o meio ambiente. Junto com as comidas que vão para o lixo, também são desperdiçados todos os recursos que foram necessários e utilizados para a produção dos alimentos, entre água, solo, energia e combustíveis.

Dicas

O guia “Lugar de Comida é no Prato” recomenda uma série de dicas que podem ajudar você a reduzir o desperdício diário de alimentos. Confira algumas delas:

  •     Na hora do mercado: planeje e faça uma lista dos alimentos que são realmente necessários.
  •     Compre frutas, verduras e legumes da estação.
  •     Higienize e armazene os alimentos de forma adequada, assim eles vão durar por mais tempo.

 

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
Falecimentos
OBITUÁRIO

Falecimentos

Obituário de Poços de Caldas, com informações da Funerária Municipal

PUBLICIDADE
Don`t copy text!