Em 18 de agosto de 1949 morreu de forma enigmática o mais jovem prefeito de Caldas-MG Altamiro Lessa Garcia. Rico e influente, cercado de amigos e inimigos, o político faleceu após passar mal ao consumir café em sua fazenda, em circunstâncias que levantaram suspeitas de envenenamento. O livro lança a intrigante questão: Altamiro foi vítima de suicídio ou assassinato?
A obra “Quem matou Altamiro Lessa Garcia?”, do autor João Carlos Landi Guimarães, mergulha nesse caso histórico. Ele reuniu dezenas de depoimentos, pesquisas em arquivos municipais e estaduais, investigações em cartórios e jornais da época e mais de 20 fotografias dos envolvidos e locais relacionados.
O projeto foi viabilizado através da Lei Paulo Gustavo, com patrocínio do Ministério da Cultura e Governo Federal, via prefeitura de Caldas.
O autor
João Carlos Landi Guimarães nasceu em Caldas-MG, em 1959. É bacharel em Comunicação pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP-SP). Foi sócio por 19 anos da produtora Picsímile Audiovisual, fundada em 2003, e, agora, da Profilmar.
Escreveu roteiros e dirigiu obras premiadas em festivais de cinema e vídeo, como A Boa Semente, Regnell, Flor e Espinho, através da Lei Aldir Blanc, Um Caso de Body Art e 1+1. Diretor e fotógrafo da primeira temporada da série para TV Conhecendo Museus. Todos disponíveis nas redes sociais.
Atualmente, finaliza o vídeo-documentário Três Enforcados pela Justiça em Caldas-MG, projeto contemplado pela Secretaria de Cultura de Minas Gerais através da Lei Paulo Gustavo, Governo Federal.
Quem matou Altamiro Lessa Garcia? é sua primeira incursão pelos livros.
Onde comprar
Livro físico: Loja Uiclap https://loja.uiclap.com/titulo/ua72044/
Livro digital: e- Book na Amazon https://a.co/d/8PurT47