O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (Compiré) promove, dia 27 de novembro, o Seminário da Promoção da Igualdade Racial e Étnica Consciência Negra. O evento acontece no Espaço Cultural da Urca, a partir das 13h.
A inscrição é gratuita e pode ser realizada aqui.
O tema do seminário é “Violência racial, física, verbal, simbólica e institucional”. O evento visa fomentar o debate, promover a conscientização e desenvolver ações que possam ser implementadas em diferentes esferas da sociedade. Para isso, contará com a presença de profissionais e especialistas na área, que proporcionarão uma reflexão aprofundada sobre as estratégias de combate ao racismo.
Na programação estão palestras com temas como racismo estrutural, direito do trabalho, violência contra a mulher no contexto do racismo e violência racial. Os palestrantes serão Dra. Vanessa Leopoldo de Souza, Dr. juiz Renato de Sousa Resende, Dra. Juliane Emiko Hissanga Quaggio e Maria José de Souza (Tita).
O evento é uma realização do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (Compiré), órgão colegiado de caráter consultivo e propositivo, que tem por finalidade, em âmbito municipal, instituir políticas que promovam a igualdade racial e étnica, cujo objetivo é o combate ao racismo, ao preconceito e às discriminações raciais e, sobretudo, às desigualdades econômicas, sociais, políticas e culturais.
Programação
Dia 27 de novembro
14h – “Racismo Estrutural” – Palestrante Dra. Vanessa Leopoldo de Souza
14h45 – “Racismo: Direito do Trabalho” – Palestrante Dr. juiz Renato de Sousa Resende
16h – “Racismo: violência contra a mulher” – Palestrante Dra. Juliane Emiko Hissanga Quaggio
16h45 – “Violência Racial: preconceito x discriminação” Palestrante Maria José de Souza (Tita)
17h30 – Mesa Redonda