Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto “Paisagens Culturais – da Xilogravura ao Digital” realiza oficinas e exposição em escolas públicas de Poços de Caldas, através do edital de patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura. Em 2024, o projeto acontece na Escola Municipal Dr. José Avelino de Melo, na zona rural, com início em outubro e encerramento em novembro. A finalização será com uma exposição na escola e entrega de cartões postais.
Idealizado pelos artistas visuais e arte educadores Rafa da Mata, Sérgio Fernandes e Dani Alvisi, o projeto promove a expressão artística e fomenta a criatividade dos participantes, utilizando técnicas diversas como desenho, xilogravura, fotografia lambe-lambe e fotografia digital.
Xilogravura
Na primeira oficina, Rafael da Mata apresenta a xilogravura, incentivando os alunos a explorar conceitos de forma, luz e sombra, linhas e hachuras, promovendo a criação de imagens bidimensionais. A seguir, Sérgio Fernandes contribui com a experiência através da fotografia analógica a partir de uma câmera lambe-lambe. Nesta oficina os alunos conhecem a história da fotografia e o processo de revelação instantânea.
Fotografia
Dani Alvisi, por sua vez, explora a fotografia digital com todas as suas possibilidades. Nesta oficina, os participantes são incentivados a produzirem imagens com seus próprios celulares. A atividade aborda composição fotográfica e estimula a criatividade no registro de cenários e paisagens culturais na escola e em seu entorno. O resultado de toda a produção se transforma em cartões postais e em uma exposição para toda a comunidade escolar.
O projeto “Paisagens Culturais – da Xilogravura ao Digital” tem parceria com o Projeto Janela Mágica. Produção da Lavanda Cultural. As artes têm assinatura do designer gráfico Paulo Tothy e os registros audiovisuais do artista visual Robson Américo. O patrocínio é da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.