O documentário “Firmamento”, de Dani Alvisi, que estreou sábado (9) no Cine Marquise Ultravisão, traz em sua narrativa experiências de religiosidade de integrantes de ternos de congos de Poços de Caldas. Através de tradições e rituais realizados em terreiros de umbanda e candomblé no mês de maio durante as festividades locais de São Benedito.
O filme, realizado através da Lei Paulo Gustavo Municipal e Secretaria Municipal de Cultura, tem uma segunda exibição marcada para este sábado, dia 16 de novembro, às 19h, no Instituto Moreira Salles (IMS). Após a sessão, haverá uma roda de conversa para reflexão e debate sobre os temas abordados no documentário. A entrada será gratuita e os ingressos, limitados, poderão ser retirados uma hora antes do início.
Sob a direção da documentarista e produtora cultural Dani Alvisi, o filme apresenta um olhar sensível sobre o “firmamento”, um ritual que antecede os cortejos dos ternos de congos durante as festividades de São Benedito. “Esse momento é carregado de simbolismo e representa um legado de fé, resistência e identidade cultural, passado de geração em geração”, conta Dani.
Fé e devoção
Adotando uma abordagem que não busca explicar ou decodificar as manifestações religiosas, “Firmamento” registra as experiências de fé dos praticantes e as expressões de devoção coletiva, permitindo que a beleza visual e a profundidade espiritual se manifestem por si mesmas. “A narrativa do documentário é rica em detalhes e imagens impressionantes, mostrando como os rituais realizados em terreiros de umbanda e candomblé funcionam como uma ponte entre o visível e o invisível, o humano e o sagrado. Esses momentos fortalecem os laços comunitários e espirituais, conectando os participantes aos seus ancestrais”, revela Robson Américo, diretor e montador.
O documentário destaca a preparação dos mestres Mãe Divina, Mãe Lurdinha e Thiago de Paula Pereira, líderes espirituais que conduzem os rituais dos Ternos de Congo São Jerônimo e Santa Bárbara, Nossa Senhora da Saúde e Nossa Senhora do Carmo. As cenas revelam momentos de profunda conexão espiritual, nos quais os integrantes dos grupos realizam cânticos, danças e movimentos corporais que simbolizam a ativação de forças e energias protetoras, fundamentais para os cortejos e as celebrações.
Firmar significa fixar-se, adquirir estabilidade. E fazer uma firmeza nada mais é do que isso mesmo: fixar energias benéficas e protetoras para o grupo. Os rituais de firmamento são diversos e neles são utilizados vários tipos de elementos como velas, pedras, líquidos, flores, fitas, incensos, fumos, guias de contas. A geometria utilizada para ativar as firmezas (triângulo, círculo, cruz) também é importante, pois ativa mistérios da criação e guia os grupos em suas ações coletivas de devoção a São Benedito.
Sobre a diretora
Pedagoga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, especialista em Artes Visuais – Cultura e Criação pelo Senac/MG, é arte-educadora na Educação Básica desde 1997, atuando nas áreas de Artes Visuais, Cênicas e Dança. Fotógrafa, documentarista e produtora cultural, participou de várias mostras coletivas, realizou exposições individuais, criou e produziu documentários relacionados à memória da cidade de Poços de Caldas. É produtora e gestora cultural, sócia proprietária da agência Lavanda Cultural.
Ficha técnica
Produção Lavanda Cultural
Roteiro e Direção de Arte: Dani Alvisi
Direção e Montagem: Robson Américo
Direção de Fotografia: João Paulo Ferreira
Cinegrafia: Maria Carolina Souza Blasi e Graziela Alves Ferreira
Designer de som e Produção musical: Leonardo Pereira do Santos
Produção Executiva: Bibi Rodriguez
Pesquisa: Dani Alvisi
Assistente de Produção: Lilia Regina Clementino e Rafaela Jacon Dutra
Assistente de Cinegrafia e áudio: Guilherme Alves Pereira e Lucas Amadeu Cruz Valinhas
Acessibilidade/Tradução em Libras: Lucas Delbello
Acessibilidade/Audiodescrição: Video Shack Audiovisual
Artes e Redes Sociais: Paulo Tothy
Realizado através da Lei Paulo Gustavo municipal e Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.
Serviço
“Firmamento”
Dia 16 de novembro, sábado, às 19h, no IMS (Rua Teresópolis), com sessão seguida de roda de conversa. Sessão é gratuita e os ingressos, limitados, devem ser retirados com 1 hora de antecedência.