O aumento da seca extrema na Amazônia, intensificada pelas mudanças climáticas, evidencia a urgência com que a preservação da água deve ser tratada. Diante desse cenário, o Museu das Águas Brasileiras, com apoio da Alcoa Foundation, formará lideranças engajadas na gestão e conservação dos recursos hídricos. O projeto “Mãos que Cuidam das Águas” está em busca de professores do ensino fundamental ou médio para capacitá-los sobre temas relacionados à conservação da água, manejo adequado e práticas ancestrais, desenvolvimento de atitudes sustentáveis, valorização do patrimônio cultural e ambiental para um futuro mais sustentável. A capacitação dos professores acontecerá em dezembro de forma online, com o tema: “Cuidado e Conservação das Águas”. As inscrições estão abertas até 30 de novembro e podem ser feitas diretamente no site:
https://palmas.uft.edu.br/museudasaguasbrasileiras/activities/maosquecuidamdaagua/.
“Os jovens são a próxima geração de líderes e tomadores de decisão. Ao serem capacitados desde cedo, eles desenvolvem uma consciência ambiental ainda mais profunda, com o poder de influenciar mudanças culturais e comportamentais de quem está a sua volta. A formação de jovens lideranças contribui para que eles possam atuar de forma ativa, propondo soluções inovadoras e engajando suas comunidades”, destaca Tatiana Bizzi, gerente de Programas Comunitários da Alcoa.
A missão da Alcoa Foundation é investir onde a empresa está presente, fazendo parcerias com as comunidades para atender às necessidades locais de maneira sustentável. Com uma estratégia que envolve doações corporativas e voluntariado por parte dos colaboradores, os esforços filantrópicos da organização contribuem para programas que protegem e preservam o meio ambiente, além de promoverem o acesso igualitário à educação e oportunidades de desenvolvimento econômico e social.