- Publicidade -

17.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Documentário sobre resistência e riqueza cultural indígena é exibido hoje no Marquise

- Publicidade -
Documentário sobre resistência e riqueza cultural indígena é exibido hoje no Marquise
Divulgação

A multiartista indígena Évila dos Anjos lança neste mês de novembro o documentário “Força da Terra: Identidade, Território e Memória”. É um desdobramento de seu projeto cultural Saberes das Histórias, que há dois anos promove rodas de conversa, oficinas e trocas culturais entre povos indígenas e a população de Poços de Caldas. O documentário, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), será exibido gratuitamente durante a Mostra LPG de Cinema.

Com direção sensível e ritmo orgânico, a produção apresenta depoimentos de três mulheres indígenas: Sol Terena, Tammy Tupinambá e Maria Florguerreira. Cada uma, com sua trajetória única, compartilha suas experiências, desafios e vitórias, refletindo a diversidade e a complexidade da identidade indígena no Brasil contemporâneo.

- Publicidade -

Gravações

As gravações foram realizadas em diferentes localidades, respeitando o contexto de vida de cada entrevistada. A primeira entrevista aconteceu em Caldas (MG), com Sol Terena — ativista pelos direitos de indígenas com deficiência, guardiã dos grafismos de seu povo e fundadora da marca Grafismo Indígena. Em seguida, a equipe viajou a Taboão da Serra (SP) para entrevistar Tammy Tupinambá, assistente social, artesã das ervas e empreendedora, que falou sobre sua trajetória de reconexão com suas raízes indígenas e sua luta por reconhecimento. Por último, em Santa Luzia (MG), a equipe se encontrou com Maria Florguerreira, educadora intercultural indígena, também determinada a manter vivas as tradições de seu povo.

“Quando as pessoas indígenas fazem o caminho de volta, retomam sua história e lutam por suas terras, isso representa uma resistência contra o apagamento histórico e cultural”, afirma Tammy Tupinambá em uma das passagens do documentário. Essa luta por reconhecimento é também uma luta contra os estereótipos e preconceitos que muitas vezes limitam a percepção da sociedade sobre o que é ser indígena.

- Publicidade -

Lei Paulo Gustavo

“Força da Terra: Identidade, Território e Memória” foi viabilizado através do edital municipal da Lei Paulo Gustavo, sancionada em 2022 para apoiar a cultura e a produção artística no Brasil, especialmente após os impactos da pandemia de covid-19. A Mostra LPG de Cinema começou dia 7 e vai até dia 17 deste mês.  A mostra tem o objetivo de dar visibilidade a projetos contemplados pela lei, proporcionando uma experiência gratuita para o público. O recurso possibilitou a produção do documentário e a contratação de profissionais capacitados no segmento audiovisual.

Exibições

Cine Marquise Ultravisão 

- Publicidade -

Dia 12 de novembro (terça-feira) às 20h

IMS Poços

Dia 16 de novembro (sábado) às 19h, com roda de conversa especial

Classificação indicativa: 12 anos

Acessibilidade: Tradução em Libras

Retirada do ingresso gratuito no local de exibição

Mais informações Instagram @saberes.das historias

Ficha técnica

Direção geral, Pesquisa, Roteiro e Produção executiva: Évila dos Anjos

Direção de fotografia e Câmera principal: Robson Américo

Câmera 2: Grazi Ferreira

Fotografia: Grazi Ferreira, João Ferreira e Maria Blasi

Edição, Correção de cor e Legendagem português: Mikael Silva

Legendagem em inglês: Marcella Leite Castellano

Designer gráfico, Assistência de edição, Designer de som e Produção: Gilbão Leeu

Coprodução, Pesquisa e Assessoria de imprensa: Danielle Vilas Boas

Intérprete de libras: Bárbara Sansão

Roteiro e Narração Audiodescrição: Juliana Panissa

Consultoria Audiodescrição: Luciane Molina

Divulgação vídeos Instagram: Andressa Rodrigues

Intérprete de Libras vídeo Instagram: Raphael Sansão

Faixa musical: Kaê Guajajara

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!