Em celebração ao Mês da Consciência Negra, o Coletivo Negro Dona Laudelina Campos Melo, grupo vinculado à Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), organiza uma série de eventos em Poços de Caldas. As atividades, que ocorrerão em diversas instituições de ensino e no campus da universidade, buscam promover o letramento racial. Além de conscientizar sobre as lutas da população negra e valorizar a cultura afro-brasileira
A programação representa um esforço coletivo para fortalecer o debate sobre raça e identidade e dar voz a lideranças negras. Ainda inspirando a comunidade local a refletir sobre o legado e a resistência da população negra de Poços de Caldas.
12 de novembro: Primeira roda de conversa
O primeiro evento será realizado na Escola Municipal Professor Raphael Sanches, onde haverá uma roda de conversa sobre letramento racial, das 9h às 10h30. A atividade contará com a presença de Lilian Matias Venâncio, estudante de Serviço Social e estagiária, e Ricardo Senegal, professor de História e conselheiro tutelar, ambos com experiência em políticas afirmativas e engajados nas pautas da comunidade negra.
14 de novembro: Roda de conversa na zona rural
A Escola Municipal Professora Lucia Sacoman Junqueira, localizada na zona rural, também receberá a roda de conversa sobre letramento racial, dia 14 de novembro, das 9h às 10h30. Lilian Venâncio e Ricardo Senegal retornarão como preletores, buscando estender o debate para estudantes de regiões afastadas do centro urbano.
19 de novembro: Encontros na escola João Eugênio e na Uemg
Na véspera do Dia da Consciência Negra, o Coletivo Negro realizará mais uma roda de conversa. Desta vez sobre letramento racial na Escola Estadual Professor João Eugênio de Almeida, das 8h30 às 10h30. Desta vez, além de Lilian Venâncio, o evento terá a participação de Ângelo Luiz Silva, presidente do Coletivo Negro e estudante de Serviço Social. Ele trará uma perspectiva voltada para os desafios do combate ao racismo nas escolas e na sociedade em geral.
Mãe Ana e rainha do Congo
Na mesma data, o Salão Vermelho da Uemg em Poços de Caldas será palco de uma palestra especial às 19h, com Ana Maria de Paula Cruz. Conhecida como Mãe Ana de Iansã, ativista de destaque no movimento negro local. O evento terá também a presença ilustre de Diambi Kabatusuila Tshiyoyo Muata, rainha da tribo Bakwa Luntu, na República Democrática do Congo. Ela compartilhará sua vivência e história de luta pela valorização das tradições africanas.