Na última semana, o projeto Poesia Colada iniciou suas atividades em escolas e programas da rede pública de ensino. Ele oferece oficinas que abordam a transição da adolescência por meio da técnica de colagens em poema, utilizando materiais reutilizáveis para sua elaboração.
O Poesia Colada é um projeto que utiliza técnicas de reaproveitamento de materiais que teriam descarte precoce, como sacolas, sobras de papel, embalagens e outros itens, para composição de um poema. Esses materiais ganham uma nova vida ao serem transformados em composições poéticas, unindo sustentabilidade e arte.
À frente da proposta, Alyson Dias (produção/ministrante de oficina) e Bruna Villela (poetisa/ministrante de oficina). Eles visitaram a E.M José Avelino de Melo e PMJ João Monteiro nesta primeira etapa para apresentar o projeto aos alunos, que também ficaram com a missão de recolher materiais para compor suas próprias poesias.
Nesta edição, a temática aborda a transição da infância para a adolescência dando voz para essa fase marcada por intensas mudanças emocionais, físicas e sociais.
Já na segunda etapa do projeto, os alunos irão aprender as técnicas para uma boa colagem. Como a utilização correta dos papéis, dicas de combinação de cores, texturas, recortes entre outros. Após a conclusão dos trabalhos, as obras terão exibição nas redes sociais do projeto. E ainda em uma exposição visual na Biblioteca Centenário (Espaço Cultural da Urca), aberta ao público.
As oficinas são viabilizadas com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura. Conta com a coordenação de Alyson Dias e Bruna Villela e produção e apoio cultural da Carvalho Agência Cultural.
O resultado das oficinas anteriores está no perfil do projeto no Instagram @poesia.colada.