Dia 7 de novembro estreia em todo o país o longa Madame Durocher, que conta a história da parteira que foi a primeira mulher a ser reconhecida como membro da Academia Nacional de Medicina. O filme é uma das produções exibidas no Festival Varilux de Cinema Francês em 60 cidades, incluindo Poços de Caldas.
O figurino do longa ficou a cargo de Marianna Baffa, assistida por Alex Santos. A equipe ainda contou com o apoio da figurinista poços-caldense Lizzy Cantagessi. Lizzy é historiadora, atriz e figurinista de teatro e cinema e tem um projeto de revivalismo histórico chamado Retrô Club Poços de Caldas. Ela pesquisa sobre a história da moda, recriando vestimentas de épocas.
Além da consultoria no figurino, Lizzy também fez diversas cenas como figuração especial, juntamente com os atores da Companhia Teatral Mundano Leandra Faria, Marcelo Faria e Juliane Silva.
“Foi uma honra poder contribuir com essa história tão bonita. Tive a chance de levar algumas peças feitas no meu ateliê em Poços para dividir a tela com figurinos escolhidos a dedo pela Marianna e pelo Alex. O filme é uma carta de amor à mulher, porque a Durocher abriu caminhos. Tendo ao lado dela a Clara, que foi tão importante para essa jornada. E nós precisamos conhecer essas histórias de mulheres que foram enfrentando o machismo, o racismo. Porque um século se passou mas ainda vivemos as mesmas dificuldades, dia após dia”, pontua Lizzy.
O longa Madame Durocher será apresentado dia 12 de novembro, as 19h50, no Cine Marquise Ultravisão em Poços de Caldas.