A vereadora Luzia Teixeira Martins realizou uma visita ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) após demandas da população e constatou uma série de deficiências no local. O centro, que é responsável pelo controle de doenças zoonóticas e promoção da saúde pública, enfrenta atualmente dificuldades para atender a demanda devido à falta de medicamentos e materiais específicos para uso veterinário.
Problemas
Durante a inspeção, portanto, houve a identificação de diversos problemas, incluindo a escassez de antibióticos específicos, tratamentos contra carrapatos e materiais cirúrgicos apropriados para procedimentos veterinários, como castrações. Um ponto observado é que, por estar vinculado à Secretaria da Saúde, o CCZ tem recebido medicamentos de uso humano. Portanto, eles não são totalmente adequados para o tratamento de condições específicas de saúde animal. Isso compromete a eficácia dos procedimentos e a segurança dos animais atendidos.
Requerimento
Diante desta situação, a vereadora protocolou um Pedido de Informações ao prefeito municipal. Ela solicita esclarecimentos sobre o estoque atual de medicamentos e materiais cirúrgicos, sobre o conhecimento da administração sobre estas deficiências e prazos para regularização. E ainda a data da última reposição de suprimentos e a periodicidade de compra de itens básicos e envio de materiais como luvas, medicamentos básicos e produtos de limpeza e higiene para o trabalho diário dos profissionais.
A parlamentar ressalta a necessidade de apoio contínuo para garantir que o CCZ conte sempre com os suprimentos adequados. Visando manter os padrões de saúde e bem-estar animal. O pedido inclui a solicitação de documentos comprobatórios, como planilhas e cópias de notas fiscais de compra, para avaliar a situação atual do Centro.