A forte e prolongada chuva que caiu na madrugada desta terça-feira (6) em Poços de Caldas deixou, novamente, alagada a rua Senador Salgado Filho, no Country Club, zona oeste da cidade. Os moradores saíram de suas casas de madrugada para tentar limpar os bueiros, que não dão vazão à água da chuva e contribuem para o alagamento.
“Fomos acordados com a chuva, que descia forte. Já ficamos de olho na rua, pois a água sobre rapidamente. Minha família mesmo já foi vítima de alagamento há alguns anos. Perdemos diversos equipamentos e depois disso toda vez que chove a gente fica apreensivo. Aconteceram algumas intervenções por aqui, mas nada eficiente a ponto de impedir a subida da água. Mês passado, um temporal nos colocou em alerta novamente e a rua alagou de novo”, conta Francisco Braido, um dos moradores da rua.
Requerimento
O vereador Lucas Carvalho de Arruda apresentou um requerimento solicitando medidas urgentes para prevenir alagamentos na Senador Salgado Filho. O pedido aconteceu após um forte temporal no último dia 11 de outubro, quando a via ficou completamente alagada. Segundo o parlamentar, o problema não se restringe apenas às chuvas intensas – mesmo precipitações leves têm causado transtornos aos moradores da região.
De acordo com o parlamentar, dois fatores principais contribuem para os alagamentos: a baixa vazão de um córrego que passa pelo local e o mau funcionamento do sistema de drenagem. “Os bueiros e bocas-de-lobo não estão operando adequadamente, causando prejuízos frequentes aos moradores”, explica Arruda.
No documento ao Executivo, o vereador questiona sobre a possibilidade de realizar uma limpeza completa do sistema de drenagem ao longo da rua e solicita informações sobre outras medidas que podem ser implementadas para a solução do problema antes do período de chuvas mais intensas.