Reunião realizada no início do mês de outubro, na sede da Delegacia de Polícia Civil, contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente Marcus Vinícius de Moraes e do delegado Marcos Pimenta, que assumiu a chefia do 18º Departamento de Polícia Civil em Poços de Caldas em setembro.
Durante o encontro, o delegado se mostrou interessado pela causa animal e todo o trabalho que hoje é desenvolvido pela prefeitura, por meio Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O secretário explanou sobre a criação da Secretaria e a Divisão de Fauna, responsável pela questão de animais abandonados, pelo canil e também no desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos animais, tanto domésticos como silvestres no município. Trabalho que conta com o apoio do Conselho Municipal de Proteção, Defesa e Valorização da Vida Animal (Comvida).
Questionado pelo delegado, o secretário explicou como funciona quando a Secretaria recebe denúncias de maus-tratos. “Fazemos uma vistoria no local e, constatado abandono ou maus-tratos pelo nosso médico veterinário, é feita uma ocorrência pela Guarda Municipal e o processo é encaminhado à Polícia Civil para que seja instaurado inquérito e se apliquem as punições previstas em lei”, explicou Marcus Vinícius.
Ele informou ainda ao delegado que já foram realizadas obras no Abrigo de Animais, localizado no bairro São José, com a reforma da sede administrativa e a ampliação das baias. Todos os animais abrigados estão com as vacinas em dia e vermifugados. Quanto à questão de abandono de cavalos, o secretário informou que já está disponibilizado um terreno na região sul para o envio e abrigo desses animais. O delegado se mostrou satisfeito com as informações e agendou uma visita ao abrigo de animais, para verificação dos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais que atuam no local.
- Publicidade -
Reunião aborda causa animal com novo delegado da Polícia Civil
- Publicidade -