Começa na segunda-feira (4) a Campanha Estadual de Multivacinação 2024, voltada para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos. A campanha visa aumentar as coberturas vacinais e proteger essa faixa etária de doenças imunopreveníveis.
Durante a campanha, que ocorre de 4 a 29 de novembro, estarão disponíveis vacinas essenciais, incluindo Tríplice Viral, Hepatite B, HPV, Hepatite A, Rotavírus Humano, Meningocócica ACWY e C, Pneumocócica, Pentavalente, Febre Amarela, Poliomielite, conforme a faixa etária e a necessidade de cada paciente.
O Dia D de Mobilização será 23 de novembro, incentivando a atualização das doses com base no Calendário Nacional de Vacinação.
Orientações para a vacinação
Poliomielite: crianças de 15 meses a 5 anos devem receber uma dose da vacina inativada contra poliomielite.
HPV: jovens que ainda não tomaram a vacina contra HPV podem receber uma dose única até os 19 anos, 11 meses e 29 dias.
O principal objetivo é garantir o acesso às vacinas conforme o Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, promovendo a atualização da caderneta, ampliando a cobertura e homogeneidade vacinal e, assim, contribuindo para a erradicação e o controle de doenças imunopreveníveis.
A campanha intensificará esforços para alcançar crianças e adolescentes com esquemas vacinais incompletos, priorizando doses de reforço, essenciais para a imunização plena e manutenção da saúde coletiva.
Cobertura vacinal
Dados de 2023 mostram que as coberturas vacinais para a maioria dos imunobiológicos permanecem abaixo dos níveis ideais, especialmente para as doses de reforço.
Estes dados destacam a necessidade de estratégias eficazes para completar os esquemas vacinais, priorizando as doses de reforço, essenciais para uma proteção rigorosa contra doenças imunopreveníveis.
A campanha é direcionada a todas as crianças e adolescentes com menos de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) que, por qualquer motivo, estejam com doses de vacinas pendentes ou atrasadas conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
Para participar da Campanha de Multivacinação, os pais ou responsáveis devem estar presentes e levar a caderneta de vacinação para avaliação, atualização e registro das doses administradas. Isso é essencial para a verificação das doses aplicáveis a cada caso, garantindo a atualização conforme as orientações de saúde pública.