Diante da recente circulação do vírus da febre amarela nas regiões de São Paulo e Minas Gerais, a Secretaria Municipal de Saúde inicia, entre os dias 4 e 14 de novembro, uma campanha intensiva de vacinação contra a doença. A ação visa proteger pessoas a partir dos 9 meses de idade que ainda não receberam a vacina ou possuem doses em atraso. Em especial devido à aproximação do período sazonal da doença, que ocorre entre dezembro e maio.
A estratégia inclui a intensificação da vacinação em todas as salas de vacina do município, com um cronograma especial para as ESFs que não possuem sala de vacina, ampliando o acesso da população à imunização.
Semana de 4 a 8 de novembro, das 9h às 16h
PSFs Dom Bosco, Esperança III, São Bento
Semana de 11 a 14 de novembro, das 9h às 16h
PSFs Imaculada, Santa Ângela, Flores
Durante a campanha, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias visitam as residências para orientar e verificar a situação vacinal dos moradores. A Secretaria solicita a colaboração da população para receber os agentes e apoiar este trabalho de prevenção.
Vacinação e requisitos
O esquema vacinal recomendado inclui uma dose aos 9 meses e uma segunda dose aos 4 anos para crianças menores de 5 anos. Pessoas com mais de 5 anos devem tomar uma dose única. Quem recebeu a primeira dose antes dos 5 anos de idade deverá tomar uma dose adicional.
É necessário apresentar o Cartão SUS e a carteira de vacinação na unidade de saúde.