Os amantes da Astronomia terão um mês de novembro especial. O período reserva uma série de fenômenos celestes que poderão ser observados em diferentes regiões do Brasil, incluindo a última superlua do ano, aproximações planetárias e uma chuva de meteoros.
Os eventos astronômicos começam já neste dia 4, com a aproximação entre a Lua e o planeta Vênus, visível próximo à meia-noite. Dia 10, os observadores poderão conferir um fenômeno raro de ocultação, quando Saturno será parcialmente encoberto pela Lua.
O destaque do mês será a última superlua do ano, na noite de 15 para 16 de novembro. O fenômeno fará a Lua aparecer 6,5% maior e 12,8% mais brilhante que o normal, quando estiver em seu ponto mais próximo da Terra (perigeu).
Já dia 17, os interessados poderão observar o pico da chuva de meteoros Leonídeos, com estimativa de até 10 meteoros por hora. A chuva, que começou no início do mês, segue até 30 de novembro.
Para uma observação ideal, os especialistas sugerem verificar as condições meteorológicas, buscar locais com pouca iluminação artificial, consultar observatórios locais.