Bombeiros de sete estados e do Distrito Federal concluíram, nesta quinta-feira (1°), o curso de salvamento terrestre que aconteceu em Poços de Caldas. A turma contou com 29 alunos em sua terceira edição.
Dos 29 alunos participantes, 10 vieram de outras regiões do Brasil, como Ceará, Amazonas, Tocantins, Sergipe, Pernambuco e Piauí, além do Distrito Federal. Eles passaram por treinamento e capacitação desde 7 de outubro e concluíram neste dia 1°.
Com isso o grupo está apto para atuação nos mais variados tipos de ocorrências de salvamento terrestre, tanto tecnicamente, quanto fisicamente. Além de haver uma padronização dos procedimentos operacionais, com vistas ao aumento da segurança das operações.
Dentro dessa capacitação cada aluno foi submetido a uma variada gama de situações em diferentes ambientes e terrenos, com diversas avaliações teóricas e práticas. “O salvamento terrestre é um dos serviços mais antigos e tradicionais do Corpo de Bombeiros e é conceituada como atividade de salvamento em terra com o objetivo de resgate de vidas humanas, salvamento de patrimônio e animais, prevenção de acidentes e recuperações diversas”, explica a assessoria do 6° Comando do Corpo de Bombeiros.
O conteúdo é bastante amplo e vai desde o desaparecimento e salvamento de vítimas em local de difícil acesso, até salvamento veicular, resgate em espaço confinado, busca e resgate em estruturas colapsadas. E ainda atuação em soterramentos e áreas com deslizamentos. Além de atividades de vistoria/poda e supressão de árvore em situação de risco, captura de animais perigosos, salvamento de animal em risco, entre várias outras naturezas.