A Fundação Hemominas está instituindo uma nova exigência para doadores de sangue a partir de 1º de novembro: a apresentação obrigatória do número do CPF. O documento poderá ser apresentado separadamente ou estar incluído no documento de identificação com foto, que já é requisito nas unidades.
Segundo a instituição, a medida busca aprimorar a identificação dos doadores e aumentar a segurança do processo de transfusão, permitindo um registro mais preciso e organizado das informações.
Para realizar a doação, além do CPF e documento com foto, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos: ter entre 16 e 69 anos, apresentar boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg, estar bem alimentado no dia da doação.
No caso de doadores menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado de um responsável ou apresentar autorização. Ela pode ser obtida no site da fundação.
A nova regra entrará em vigor em todas as unidades da Hemominas. O documento de identificação apresentado deve ser oficial, original, conter foto, filiação e assinatura do portador.