Os corais do Conservatório Musical Antônio Ferrúcio Viviani celebram os 65 anos da instituição em uma apresentação com entrada gratuita dia 8 de novembro, às 19h30, no Teatro Benigno Gaiga, Urca.
O evento é uma promoção do Departamento de Canto do Conservatório, sob a regência das professoras Juliana Galvão e Jucilene Buosi, e vai reunir o Coral Infanto-juvenil, Coral Adulto e Grupo Vocal.
O espetáculo “Corais do Conservatório Municipal de Poços de Caldas – 65 anos de música” celebra o aniversário da instituição, fundada em setembro de 1959, pela Lei no 687, como Instituto Musical de Poços de Caldas.
O Conservatório é uma instituição pública cultural, artística e educacional, vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas. É um dos poucos conservatórios musicais mantidos pelo município em todo o país.
A história
Fundado em 1959, o primeiro estatuto do então Instituto Musical foi publicado em 1963 e estabelecia como objetivo principal a formação de professores de música, cantores, instrumentistas e dançarinos. E ainda o desenvolvimento da cultura artístico-musical do povo, mediante exercícios práticos e audições dos alunos e concertos de professores. Este estatuto já previa a manutenção permanente de orquestra e coral da instituição.
No mesmo ano, a Lei no 1.067 deu nova denominação ao Instituto Musical, que passou a se chamar Conservatório Musical de Poços de Caldas, reconhecido oficialmente pela Lei Estadual no 4.422, de 9 de fevereiro de 1967. No primeiro ano da década de 1970, a instituição começou a expedir diplomas aos alunos. Já em 1984, à denominação Conservatório Musical de Poços de Caldas foi acrescentado o nome Antônio Ferrucio Viviani.
Em 1985, uma nova lei revogou o Estatuto do início da década de 1960 e o conservatório adotou regimento escolar. Em 2000, a instituição passou por uma reestruturação funcional e reorganização administrativa, por meio da Lei 7.153, com a criação de cargos nos quadros de pessoal do Magistério da prefeitura e a exigência de habilitação mínima para os profissionais. O município também foi autorizado a abrir concurso público de provas e títulos para regularizar a situação dos servidores contratados.
Em 65 anos de existência, a instituição busca aperfeiçoar seu trabalho, fomentando a educação musical no município.