Neste domingo, 3 de novembro, no Mirante São José, o projeto Toques Ancestrais retorna com ações que acontecem em diferentes pontos da cidade. A intenção é celebrar a cultura afro-ancestral a partir do encontro de ogãs e de outros membros de religiões de matrizes africanas e da cultura popular em geral.
Realizado desde 2022, o projeto dá continuidade às ações de promoção e valorização da cultura tradicional. O encontro é voltado para a troca de experiências entre mestres de terreiros e a comunidade. A iniciativa destaca as raízes dos grupos tradicionais, cuja valorização e preservação são essenciais, evidenciando a riqueza da cultura afro-brasileira, especialmente das religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé. A proposta busca romper paradigmas e preconceitos frequentemente associados a essas tradições.
Celebração
No Mirante, a ação terá cânticos e toques de celebração às divindades, além de outras canções populares de samba de roda. Promovendo um encontro alegre e destinado a todos os públicos, pregando o respeito às diferenças individuais para a construção de uma sociedade justa e inclusiva para todos. Sem distinção de gênero, religião ou condição social.
A equipe que idealiza o projeto, os ogãs Augusta Clementino, Leonardo Augusto e Douglas Eduardo, destaca a importância da valorização dos ogãs como forma de enriquecimento e celebração da diversidade na cultura brasileira. Eles convidam toda comunidade, ogãs e mestres da cultura popular para participarem.
O projeto Toques Ancestrais é viabilizado através do patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Palace Hotel. Produção de Alyson Dias e Chiara Carvalho/Carvalho Agência Cultural.
Serviço
Toques Ancestrais (Encontro de Ogãs)
Dia 3 de novembro, a partir das 14h
Mirante São José (rua Geny Villas Boas Tardelli, s/n, bairro São José)
Gratuito