
Nesta próxima quinta-feira (31), a partir das 19h, o Cine Fricção retorna com nova ação que traz exibições de filmes que abordam temáticas relacionadas à comunidade LGBTQIAPN+, com entrada gratuita no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.
Sucesso nas edições anteriores, a proposta tem conquistado notoriedade ao levantar pautas relevantes de interesse, direitos e representatividade desta comunidade, além de valorizar a produção audiovisual brasileira independente. Após as exibições, tradicionalmente são promovidos bate-papos com convidados que têm vivências relacionadas ou especialistas capazes de dialogar sobre os temas abordados.
Pertencimento
Nesta edição, o Cine Fricção exibe dois curtas que exploram a territorialidade, mostrando como o espaço físico e o sentimento de pertencimento moldam identidades, relações e afetos. Nos dois filmes, acompanhamos personagens que, em suas jornadas, enfrentam as fronteiras entre o espaço físico e o emocional, revelando como o lugar onde estamos, ou de onde viemos, influencia quem somos e como nos conectamos com o mundo.
E para o bate-papo, a convidada é a escritora Will Moreira, com mediação realizada pela artista Dani Silva, que também é uma das idealizadoras do projeto.
“Ambos os filmes reforçam a ideia de que territorialidade vai além da geografia. Ela se manifesta nas conexões afetivas, nas lutas internas e nas relações com quem nos cerca. No Cine Fricção, essas narrativas nos convidam a refletir sobre como o espaço que ocupamos – ou que deixamos para trás – molda quem somos, o que amamos e como nos transformamos.”, comenta Paulo Tothy, responsável pela curadoria do projeto.
A proposta é viabilizada através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, conta com o incentivo cultural da Alcoa, coordenação e mediação de Dani Silva, curadoria e comunicação para redes de Paulo Tothy, produção de Chiara Carvalho/Carvalho Agência Cultural, além do apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e do Museu Histórico e Geográfico.
Curtas que serão exibidos
– Concha de Água Doce
Sinopse: Após anos vivendo na capital, Ariel retorna à sua cidade natal no litoral com uma nova identidade de gênero. Tendo que lidar com todos os sentimentos que ficaram internalizados durante essa ausência ao mesmo tempo em que reencontra sua irmã mais nova, Ana. Direção: Lau Azevedo e João Pires. Ano: 2022. Duração: 11 minutos. Classificação: Livre
– O Durião Proibido
Sinopse: Um brasileiro morando na Tailândia se apaixona por Haruki, japonês que vai deixar o país em algumas semanas. Direção: Txai Ferraz. Ano: 2021. Duração: 19 minutos.
Classificação: 12 anos
Serviço
Cine Fricção
Dia 31 de outubro, a partir das 19h
Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (rua Padre Henry Moton, centro)
Entrada gratuita sujeita a lotação do espaço.
Para mais informações @cine.friccao ou @carvalhoagenciacultural