O Governo de Minas Gerais lançou, nesta quinta-feira (24), o Plano Diretor do Turismo Verde. Com diversas ações, a iniciativa busca desenvolver políticas públicas alinhadas com o desenvolvimento sustentável.
O lançamento ocorreu no Brazil Travel Market (BTM), que está acontecendo em Fortaleza (CE), com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Matheus Simões (Novo), do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e cobertura do Poços Já.
O Turismo Verde inclui ações em diferentes setores, entre elas a campanha de conscientização “Minas Verde”, direcionada a turistas, empreendedores e gestores públicos. Além disso, há projetos de educação ambiental e incentivos fiscais para municípios e estabelecimentos turísticos que adotarem medidas ambientais.
Destaque para a criação do Selo Verde Minas para cidades e estabelecimentos que sigam rigorosos critérios de sustentabilidade. Também haverá implementação de sinalização de turismo no estado e a estruturação da Rota Verde, com o mapeamento e a promoção de vias de ecoturismo em Minas Gerais.
Para o vice-governador, estas ações vão impactar positivamente no turismo mineiro à medida que valorizam os empreendedores que já atuam no setor, mas também criam novas oportunidades e aumentam o fluxo de turistas no estado.
“Aliar o desenvolvimento econômico com o turismo sustentável não só é possível como é um direcionamento necessário”, declarou Matheus Simões.
Mais ações
Outras ações previstas são a implementação de sinalização de turismo no estado e a estruturação da Rota Verde, com o mapeamento e a promoção de rotas de ecoturismo em Minas Gerais.
O planejamento ainda inclui ampla divulgação para mostrar o impacto das iniciativas verdes, capacitação e formação técnica, apoio logístico para gestores públicos interessados em aplicar soluções sustentáveis em suas cidades, assim como parcerias estratégicas com prefeituras, universidades, IGRs, empresas de energias limpa, startups e instituições ambientais, além de agências de turismo e operadores.
Durante entrevista exclusiva para o Poços Já realizada na manhã de hoje, o vice-governador ressaltou a relevância de Poços de Caldas para o turismo mineiro (clique aqui para ler). O BTM segue na sexta-feira (25), quando haverá uma ação sobre a candidatura dos modos de fazer o queijo Minas Artesanal como patrimônio imaterial da Unesco.