O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) estima que um em cada três idosos, com mais de 65 anos, sofre uma queda por ano. Além disso, 5% desses indivíduos sofrem fraturas ou precisam ser hospitalizados. O risco é maior conforme os anos passam. Dentre os idosos com 80 anos ou mais, a estimativa de queda sobe para 40%.
Os Sistemas de Informações Ambulatoriais e Hospitalares do SUS registraram 389 internações hospitalares de idosos vítimas de acidentes domésticos entre janeiro e agosto de 2024. No mesmo período, as unidades ambulatoriais prestaram 109 atendimentos pelo mesmo motivo. Os números revelam uma média de 48 internações hospitalares por mês e 13 atendimentos ambulatoriais mensais. Estes dados compõem a atualização mais recente do sistema nacional de saúde, evidenciando a necessidade de atenção à segurança doméstica da população idosa.
Em nota, o Ministério da Saúde reforça que “os números relacionados aos atendimentos ambulatoriais e internações hospitalares não são referentes a quantidade de pessoas e, sim, de procedimentos realizados. Dessa forma, o mesmo indivíduo pode ter sido assistido mais de uma vez no mesmo período e passado por mais de um procedimento nesse atendimento”.
Recomendações
A geriatra Roberta França deixa algumas recomendações, de acordo com o cômodo da casa, para evitar os acidentes domésticos com idosos.
Sala
evite tapetes;
não altere os móveis do lugar habitual;
garanta espaço adequado entre os objetos;
fixe bem os fios para que não fiquem espalhados;
prefira cadeiras com apoio de braço.
Cozinha
mantenha os alimentos e utensílios em lugares de fácil acesso, para evitar que os idosos subam em cadeiras para alcançá-los;
limpe imediatamente líquidos no chão, para evitar escorregões;
confira sempre se as chamas do fogão estão apagadas ao deixar o local.
Quarto
deixe os itens de uso diário dos idosos em local acessível;
deixe um abajur ao lado da cama para facilitar a locomoção do idoso durante a noite;
disponibilize uma cama confortável, fácil de subir e descer, com colchão adequado para o peso e altura do idoso.
Os cuidados com a sala, a cozinha e o quarto são importantes, mas as famílias devem dobrar a prevenção com o banheiro, pontua Roberta. “O banheiro é, sem dúvida, o local onde a maioria dos acidentes acontece: ou diretamente no banheiro ou no trajeto quarto-banheiro, principalmente à noite”, explica.
A recomendação para quem tem idosos em casa é manter os ambientes iluminados, especialmente no trajeto do quarto ao banheiro à noite. Outra dica fundamental é emborrachar o piso do banheiro para evitar as quedas. Barras de apoio no chuveiro e no sanitário e adaptadores também deixam o local mais seguro.
(Fonte: Brasil 61)