Um museu abraçado pela serra São Domingos, um museu entrelaçado ao monumento do Cristo Redentor, um museu cercado de café e milho, um museu que se integra organicamente à paisagem urbana e natural de Poços de Caldas. A sede do Conservatório Musical Antônio Ferrúcio Viviani, na rua Paraíba, recebe a exposição “Poços abraça o Museu”, que reúne os trabalhos dos alunos do curso de Artes Visuais da instituição.
Os alunos/artistas foram levados a refletir sobre quais são as características marcantes de Poços de Caldas e depois juntar essas peculiaridades ao Museu. Durante os meses de agosto e setembro, os alunos visitaram o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.
Durante as visitas guiadas, eles receberam informações importantes sobre a história dos itens em exposição, bem como sobre aspectos do prédio, da história e geografia do município.
Depois das visitas, os alunos retornaram ao Conservatório para produzir obras relacionadas ao que aprenderam. A exposição reúne os desenhos que resultaram de todo o processo, com organização e orientação da professora Gabriele Mallmann.
“Ao democratizar o acesso à cultura, esses espaços não apenas celebram a pluralidade de perspectivas mas também estimulam a empatia e o entendimento mútuo, tornando a arte um poderoso agente de inclusão e transformação social e comunitária”, destaca a professora.
A exposição “Poços abraça o Museu” faz parte da 2a. Mostra Artística e Pedagógica do Conservatório, que visa proporcionar uma maior integração entre seus alunos, promovendo ainda mais o desenvolvimento artístico e técnico.