
A fim de divulgar seu primeiro disco autoral, ‘Baianeira’, previsto para lançamento nos próximos meses, o músico Mununu realiza em outubro dois shows inéditos e gratuitos no sul de Minas, nas cidades de Pouso Alegre e Poços de Caldas, trazendo as canções presentes no álbum, além de outras referências da música brasileira.
O primeiro show é nesta quinta-feira (17), às 20h, no Teatro Municipal de Pouso Alegre. Já em Poços de Caldas a apresentação está marcada para 30 de outubro, quarta-feira, às 19h, no Instituto Moreira Salles (IMS).
Acompanhado dos músicos Jorge Viviani (violão), Eduardo Sueitt (bateria), Raphael Du Valle (baixo), Ramon Barbosa (percussão) e Rodrigo Almeida (piano), Mununu apresenta pela primeira vez as canções do álbum, que carregam a potência da cultura afro-brasileira e resgatam a ancestralidade do artista.
Tradições
Os ritmos e tradições dos negros africanos e sua influência na cultura brasileira são o fio condutor dos shows, onde também são apresentadas canções de outros artistas brasileiros que são referências para Mununu, como Sérgio Santos, Djavan e Guinga, com letras pautadas na luta e na sabedoria do povo negro, com melodias que passeiam pelo afoxé, maracatu e jongo revestidos de sofisticada roupagem jazzística, com forte presença de elementos de Minas Gerais e também da Bahia, local em que o artista viveu por alguns anos e foi inspiração para diversas composições que compõem o disco.
“Circular com estes shows inéditos aqui no sul de Minas é, sem dúvida, um momento muito importante, é um reencontro com as minhas raízes e com a história que me trouxe até aqui. Baianeira não é apenas um álbum, é uma jornada de reconexão com minha ancestralidade e com tudo que ela representa em minha música e na minha vida”, pontua Mununu.
A circulação em Pouso Alegre é viabilizada através do Edital Especial Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Oportunidades Culturais, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Conta com apoio do Teatro Municipal de Pouso Alegre. Já em Poços de Caldas, a realização é promovida pelo Instituto Moreira Salles. Os shows contam com a produção de Chiara Carvalho/Carvalho Agência Cultural e direção musical de Jorge Viviani.
Mununu
Antônio Rafael Andrade, conhecido como Mununu, é cantor e compositor de Poços de Caldas. Desse modo, com um timbre de voz marcante, tem despertado a atenção de público e críticos. Durante 19 anos, liderou a banda de música brasileira Jack Jow e participou de grupos como o Bagaço da Laranja (samba raiz) e o Cumari (choro e gafieira). Em 2022, foi finalista do Prêmio de Música de Minas Gerais com a canção Galanga. E, em 2023, lançou o single Preta de Humaitá em parceria com Nego Moura e Os Camarás. Atualmente, integra o grupo Boca de Siri e se dedica à produção de seu primeiro disco solo ‘Baianeira’, inspirado nas raízes afro-brasileiras.
Para saber mais @mununuoficial e @carvalhoagenciacultural.
Serviço
Mununu apresenta ‘Baianera’
Dia 17 de outubro, em Pouso Alegre, às 20h
Teatro Municipal (avenida Dr. Lisboa, 205 – centro)
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/mununu-show-de-pre-lancamento-do-disco-baianeira/2675331
Entrada gratuita, sujeito à lotação
Dia 30 de outubro, em Poços de Caldas, às 19h
IMS Poços (rua Teresópolis, 90 – Jardim dos Estados)
Retirada de ingressos 1 hora antes da apresentação.
Entrada gratuita, sujeito à lotação