- Publicidade -
24.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Marinha lidera operação militar com mais de mil fuzileiros navais no sul de Minas

- Publicidade -

A Marinha do Brasil (MB) realizará, no período de 16 a 20 de outubro, exercícios no Lago de Furnas, em São José da Barra, sul de Minas. A operação “Furnas 2024” conta com mais de mil fuzileiros navais e terá a participação de militares de 13 nações.

Marinha lidera operação militar com mais de mil fuzileiros navais no sul de Minas
Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf) em operação no Lago de Furnas – Imagem: Marinha do Brasil

Estarão presentes representantes da Alemanha, Argentina, Camarões, China, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, França, Itália, México, Nigéria, Países Baixos e Peru. Além disso, os exercícios serão executados com o emprego de Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf), helicópteros UH-15 Super Cougar, dezenas de embarcações, viaturas leves e pesadas, dentre outros equipamentos militares da MB que evidenciam a capacidade expedicionária da Força.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Conforme o comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), vice-almirante Roberto Rossatto, a presença dos observadores estrangeiros promove a troca de experiências com as Forças parceiras além do fortalecimento dos laços de amizade. “A operação visa treinar a Força de Fuzileiros em Operações de Paz, Ribeirinhas e de Apoio à Defesa Civil, utilizando diversos meios, como helicópteros e embarcações. Também será realizado um Workshop Interagências de Cooperação com a Defesa Civil de Minas Gerais para fortalecer a cooperação em assistência humanitária, tão importante na atualidade”, destacou o almirante.

Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais em operação no Lago de Furnas – Imagem: Marinha do Brasil

O evento tem como objetivo promover o conhecimento mútuo sobre as capacidades e limitações das instituições envolvidas e incrementar a cooperação em ações de assistência humanitária, visando soluções preventivas e respostas eficazes em situações de potenciais desastres na região.

- Publicidade -

Sul de Minas

A Marinha está presente no Mar de Minas porque se trata de uma região estratégica para o País. O Lago de Furnas é uma das maiores represas fluviais do mundo, banhando 34 municípios e com um volume de água quatro vezes maior do que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Seu perímetro corresponde a quase metade do litoral brasileiro e oferece um ambiente propício para atividades que integram mar, ar e terra, conciliando o uso de meios navais, aeronavais e de Fuzileiros Navais.

Além de ser responsável pela proteção dos mares, a Marinha também ordena o espaço aquaviário dos rios, lagos e áreas interiores, como, por exemplo, a região de Furnas.

- Publicidade -

Fonte: Agência Marinha de Notícias




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -







Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!