O projeto Cine Olhar, cineclube de Poços de Caldas, realiza mais uma série de exibições gratuitas em outubro, contando com o incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Três filmes brasileiros contemporâneos serão exibidos em diferentes espaços educacionais e culturais da cidade, reforçando a importância do acesso ao cinema nacional e a democratização da cultura por meio de ações com acessibilidade.
Dia 14, às 12h30, a primeira exibição acontece na Unifal com o filme “A Filha do Palhaço”. Uma comovente história sobre laços familiares, memórias e reconciliação, que terá interpretação em Libras, garantindo acessibilidade à comunidade surda.
Dia 15, às 19h, o IFSuldeMinas recebe a exibição de “Marte Um”. Obra premiada que retrata os desafios e esperanças de uma família negra mineira. E ainda explorando temas como sonhos, identidade e a luta por um futuro melhor em meio às tensões sociais.
Finalizando a programação, dia 16, às 14h, a Associação de Assistência aos Deficientes Visuais (AADV) será o local da exibição do filme “Saneamento Básico”. Uma divertida comédia sobre os dilemas e burocracias enfrentados por uma pequena comunidade ao tentar construir uma fossa. A sessão contará com audiodescrição, tornando a experiência acessível para pessoas com deficiência visual.
A iniciativa reforça o compromisso do Cine Olhar em garantir que a arte e o entretenimento sejam acessíveis para todos, promovendo sessões adaptadas com recursos de acessibilidade, como Libras e audiodescrição.
O Cine Olhar, desde 2016, já atendeu mais de três mil pessoas com suas sessões itinerantes. Levando o cinema nacional a diversos públicos e promovendo debates e reflexões em torno de questões sociais e culturais.
Para saber mais www.cineolhar.com.br ou @_cineolhar