- Publicidade -

18.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Requerimento aponta que macacos consomem refrigerante em pontos turísticos de Poços

- Publicidade -
Requerimento aponta que macacos consomem refrigerante em pontos turísticos de Poços
imagem ilustrativa

Um requerimento da vereadora Luzia Martins está pedindo informações sobre a alimentação dos macacos nos pontos turísticos.

“Chegou ao meu gabinete reclamação sobre o hábito de alimentar os macacos nos pontos turísticos do município. Tem sido oferecido até mesmo refrigerante para estes animais. Considerando que, conforme informado pela população, as lixeiras dos pontos turísticos estão destampadas, os animais têm livre acesso a todos os restos de alimentos deixados no local”, pontua a vereadora.

- Publicidade -

Ela ainda lembra que alimentar os macacos não é recomendável pelos riscos tanto à saúde do animal, quanto à saúde humana. A disponibilização de alimentos pode criar uma dependência humana, limitando a iniciativa do animal de buscar seu próprio alimento. “O consumo de alimentos impróprios pode impactar na qualidade de vida destes animais, causando-lhes doenças e alterando seus hábitos naturais. Além disso, a proximidade entre os humanos e os macacos pode facilitar a transmissão de doenças”.

Questionamentos

No documento legislativo, Luzia questiona a administração se existe alguma orientação aos turistas e frequentadores dos pontos turísticos sobre os riscos e impactos de alimentarem os animais? E ainda se existe a possibilidade de realizar uma campanha educativa para conscientizar as pessoas para não alimentar os macacos. Também pergunta se as lixeiras que estão nos pontos turísticos, inclusive nos pontos próximos à mata, são tampadas.

- Publicidade -

Perigo dos refrigerantes para animais silvestres

Os refrigerantes têm formulação com substâncias que são ruins para a saúde dos animais, como açúcar em excesso e corantes. E eles não conseguem eliminar rapidamente essas substâncias, o que pode provocar intoxicação.

Os refrigerantes podem causar danos no sistema urinário, nervoso e até provocar problemas cardíacos. A versão mais “leve” dos refrigerantes também não tem indicação, pois normalmente contém xilitol, tóxico para os animais.

Veja também
- Publicidade -









Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!