Projeto propõe que represa Bortolan seja patrimônio imaterial de Poços

PUBLICIDADE
Projeto propõe que represa Bortolan seja patrimônio imaterial de Poços
Foto Cris Borin

Os vereadores da Câmara Municipal de Poços assinaram um projeto de lei que tramita na Casa e será apresentado na sessão desta terça-feira (8). O projeto propõe que a represa Bortolan seja reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do município.

Registro

O projeto, se aprovado, vai determinar a instauração, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (Condephact), de processo de registro da represa Bortolan como patrimônio cultural imaterial de Poços de Caldas.

PUBLICIDADE

E assim, o local passará a integrar o rol de bens municipais registrados para fins de preservação à identidade, à ação e à memória da formação do povo poços-caldense.

PUBLICIDADE

Justificativa

De acordo, portanto, com o documento que acompanha a apresentação do projeto, inauguraram a represa Bortolan em maio de 1956, com capacidade para armazenar cerca de 7 milhões de metros cúbicos de água, sendo ainda um dos pontos turísticos mais visitados.

A história da represa Bortolan remonta ao início do século XX, quando Poços de Caldas passava por um rápido crescimento populacional devido à exploração de suas águas termais e à crescente demanda por água potável.

Desse modo, a construção da Bortolan começou em 1912, sob a supervisão do engenheiro italiano Domenico Bortolan, cujo sobrenome batizou a obra. Com a expertise trazida da Europa, Bortolan e sua equipe projetaram uma represa de concreto armado, uma tecnologia relativamente avançada para a época.

Os engenheiros ergueram o reservatório no rio do Peixe, um importante afluente do rio Grande. E projetaram sua capacidade de armazenamento para atender às necessidades crescentes da cidade.

Suas águas, portanto, atraem pescadores e entusiastas de esportes aquáticos. O local tem passeios de escuna, lanchas, pedalinhos e jet-ski. E também possui bares e restaurantes com estrutura para turistas.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!