A quarta-feira (9) começa com nebulosidade se formando em São Paulo. Ao longo do dia, as nuvens vão avançar também para os demais estados do Sudeste e chuvas começam a se formar. Em São Paulo, a região mais afetada será o litoral, especialmente o litoral sul. Chuvas significativas se formam também na região metropolitana e no noroeste do estado. No Rio de Janeiro, chuvas podem atingir praticamente todo o Estado.
Em Minas Gerais, chuvas pontuais podem se formar em diversos municípios, inclusive na capital Belo Horizonte. Os acumulados mais expressivos serão registrados no Triângulo Mineiro, enquanto as áreas menos afetadas serão o norte de Minas e a região de Jequitinhonha. No Espírito Santo, chuvas também podem se formar em grande parte do Estado, especialmente no sul.
A partir de quinta-feira (10), a chuva começa a se espalhar de maneira mais abrangente pelo Sudeste. Toda a região litorânea de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo podem registrar chuvas contínuas e volumosas. No interior, chuvas fracas também podem se formar, e pontualmente haverá ocorrência de algumas pancadas mais intensas. A única região que permanece pouco afetada é o norte de Minas Gerais.
Acumulados de chuva
Previsão de acumulados totais de chuva até o sábado mostra que, em alguns pontos isolados do Sudeste, pode chover mais de 100 mm, algo que já não ocorria há muitos meses.
Situação similar será registrada sexta-feira (11), com chuvas significativas e possivelmente volumosas se formando em todo o Sudeste, com exceção do norte de Minas Gerais. Até o final do dia, os acumulados totais de chuva terão ultrapassado os 100 mm em pontos isolados.
Este será o primeiro grande evento do retorno da estação chuvosa para a região central do Brasil. Nos últimos 90 dias, o único local do Sudeste onde houve mais de 100 mm de chuva foi o litoral sul paulista. Enquanto o restante da região praticamente não registrou chuvas significativas.
Sábado (12), o sistema começa a se mover em direção norte e boa parte da nebulosidade e da chuva se dissipa em São Paulo, deixando o tempo novamente firme e aberto no estado paulista. Nos demais estados, no entanto, as chuvas devem continuar bastante expressivas ao longo do fim de semana.
(Fonte: tempo.com)