A Unifal-MG inicia nesta sexta-feira (4) as inscrições para o processo de seleção dos acadêmicos que pretendem participar das operações Rondon Sul de Minas I e II. As operações serão realizadas durante o mês de janeiro de 2025. Poderão se inscrever alunos de graduação que tenham cursado, no mínimo, a metade dos semestres do curso e alunos de pós-graduação regularmente matriculados no programa. As inscrições ficam abertas até 15 de outubro e podem ser feitas, exclusivamente, pelo e-mail projetorondon@unifal-mg.edu.br.
Segundo o coordenador do projeto, professor Tomaz Henrique Araújo, é a primeira vez que o projeto Rondon atende a região sul de Minas. Dividido em duas operações, Sul de Minas 1 e Sul de Minas 2, o projeto atenderá 24 municípios da região, cada operação abrangendo 12 cidades. “A operação Sul de Minas 1 inicia uma semana antes da Sul de Minas 2, então, chegará um momento em que nós teremos 24 municípios sendo atendidos, simultaneamente, pelo projeto Rondon”, explica o docente.
Na Unifal-MG haverá a seleção de duas equipes, mais candidatos reserva, totalizando 24 alunos. O Ministério da Defesa ainda não definiu quais serão os 24 municípios que participarão da operação, conforme esclarecido pelo professor Tomaz. “O edital publicou 48 municípios. Desses 48, o Ministério vai selecionar 24. Entretanto, essa seleção dos 24 acontece junto com as próprias prefeituras, aquelas que vão aderir ou não ao projeto Rondon”, finalizou.
Para saber mais sobre o Projeto Rondon – operações Sul de Minas 1 e Sul de Minas 2 – acesse o site oficial do projeto e o edital aberto.