- Publicidade -
13 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Sul de Minas recebe maratona científica da Nasa

- Publicidade -
Sul de Minas recebe maratona científica da Nasa
Divulgação Una Pouso Alegre

Pelo segundo ano consecutivo, a Faculdade Una Pouso Alegre recebe o Nasa International Space Apps Challenge (Desafio Internacional de Aplicativos Espaciais da Nasa). Apoiado pela Agência Espacial Brasileira, o evento será realizado na sede da faculdade dias 5 a 6 de outubro, sempre a partir das 8h. Serão oferecidas 80 vagas. As inscrições já estão abertas pelo link. A inscrição e a participação são gratuitas.
O tema da edição 2024 é “O Sol toca tudo”. Neste ano, Pouso Alegre é a única cidade do sul-mineiro a receber o evento, que ainda contará com edições em Teófilo Otoni, Ipatinga e Governador Valadares. Em BH não haverá edição desta vez.

Quem pode participar

Assim sendo, todas as idades, níveis de habilidade e experiências profissionais podem participar do Space Apps. Estudantes (de qualquer instituição e não apenas da Una Pouso Alegre), profissionais, tecnólogos, engenheiros, artistas podem ter a oportunidade no desafio. Entretanto, menores de 18 anos devem ser inscritos por um dos pais ou responsável legal. Assim como devem estar acompanhados em todos os momentos do evento.

- Publicidade -

Tema

O tema de 2024, portanto, está alinhado com o chamado “grande ano da Heliofísica” uma celebração global que reverencia a influência do Sol na natureza. “O Sol é a principal fonte de energia para a Terra. À medida que esta energia se move ao redor do Planeta, ela impulsiona ainda os padrões de vento e clima, cultiva plantas, sustenta ecossistemas e, quando presa por gases de efeito estufa em nossa atmosfera, afeta nosso clima – e estes são os tópicos para nossos desafios de 2024”, diz o site do evento.

“Desse modo, todo o nosso sistema solar está conectado e influenciado pelo Sol. É uma boa metáfora para o nosso mundo cada vez mais conectado, onde precisamos pensar sobre como as mudanças em uma área podem trazer impactos generalizados”, explica a gerente do Goddard Space Flight Center da Nasa, Sarah Frazier.

- Publicidade -

Hackathon

Os inscritos vão participar ainda de um hackathon global. Eles terão acesso aos dados abertos da Nasa que serão utilizados para desenvolverem aplicações, ou melhor, soluções para as atividades do setor aeroespacial.

A palavra “hackathon” é uma fusão entre os termos em inglês “Hack” (invadir, na linguagem da informática) e “Marathon” (maratona). Ela define, portanto, eventos que reúnem programadores, entre outros profissionais com afinidades com a área.

- Publicidade -

Maratona

Em 2023, o desafio aconteceu simultaneamente em cerca de 400 locais, em 152 países. Foram quase de 58 mil inscritos, divididos em mais de 8 mil equipes. Destas, originaram 5.556 projetos que foram enviados para seleção.

“O Nasa Space Apps Challenge quer reunir vários perfis de pessoas e habilidades para solucionar alguns desafios propostos pela equipe global. E esta comunidade tão diversa é que vai dar origem às equipes que vão se encontrar dentro da faculdade”, explica líder local do evento, o médico radiologista, especialista em Medicina Aeroespacial, e professor nos cursos da área de saúde da Faculdade Una Pouso Alegre José Luiz Schiavon.

“Mostramos que fizemos um primeiro evento satisfatório e pretendemos, a cada ano, ampliar a participação e divulgação. O Space Apps é muito importante para a sociedade, tanto no estímulo de trabalho em equipe, na inovação, nas ideias e em tudo mais que esse evento se propõe a gerar para o nosso futuro”.

Para mais informações e tutorais de quem já participou Nasa Space Apps Virtual Bootcamp

Outras notícias

Veja também
- Publicidade -







Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!