A capital mineira ainda tem um cenário eleitoral indefinido. Nos últimos dias, foram divulgadas diversas pesquisas de intenção de votos para a eleição do próximo prefeito de Belo Horizonte. Na maioria delas, Mauro Tramonte (Republicanos) aparece na dianteira.
Porém, variando a cada levantamento, quatro candidatos disputam a possibilidade de ida ao segundo turno: o atual prefeito Fuad Noman (PSD), o bolsonarista Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT) e Rogério Correia (PT), apoiado pelo presidente Lula.
Indecisos
Ao analisar os resultados das pesquisas espontâneas, quando os entrevistados não têm acesso a uma lista com os nomes dos postulantes ao cargo, o cenário fica ainda mais em aberto.
A última pesquisa Quaest, divulgada segunda-feira (30), indicou que 47% ainda estavam indecisos. Outro levantamento espontâneo, divulgado pelo Datatempo terça-feira (1º), apurou que 30% ainda não decidiram em quem votar.
“O cenário ainda está indefinido. Quando um candidato apresenta intenções de voto próximas nas pesquisas espontâneas e nas estimuladas, significa que ele está consolidado, mas não é isso o que está acontecendo em Belo Horizonte”, avalia o doutor em sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Rubens Goyata Campante.
“Além disso, mesmo as pesquisas estimuladas estão muito díspares. Algumas colocam Tramonte na frente, outras colocam Engler. Em algumas, Rogério Correia aparece com 12%, em outras com 6%”, continua o analista.
Para Rubens Goyata, mesmo sendo um desafio, diante do crescimento das candidaturas de direita e extrema direita na capital, ainda existe algum espaço para que a esquerda chegue ao segundo turno.
Candidatos
Mauro Tramonte: apoiado pelo governador Romeu Zema (Novo), o candidato é natural de Poços de Caldas, município do interior de Minas Gerais. Tramonte está em seu segundo mandato na ALMG e é apresentador de um programa diário de televisão há 16 anos.
Bruno Engler: nascido em Curitiba, no Paraná, Bruno Engler está em seu segundo mandato como deputado estadual. Ele já passou por cinco partidos diferentes — PSC, PSL, PRTB e PL.
Fuad Noman: candidato à reeleição, Fuad Noman assumiu a prefeitura da capital mineira em 2022, quando Alexandre Kalil deixou o cargo para disputar o governo do estado.
Duda Salabert: deputada federal atualmente, Duda Salabert já foi vereadora de Belo Horizonte e é professora de literatura. É filiada ao partido de Ciro Gomes, o PDT, que em Minas Gerais é base do governador Romeu Zema na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A candidata é envolvida com as pautas ambientalistas e pela diversidade sexual e de gênero. Ela também já disputou o cargo de senadora por Minas Gerais.
Rogério Correia: o candidato apoiado por Lula está em seu segundo mandato como deputado federal, mas também já foi deputado estadual em quatro legislaturas e vereador de Belo Horizonte por três mandatos. Sua candidatura é apoiada por PT, PCdoB, PSOL, Rede, PV e PCB.
(Fonte: Brasil de Fato)