Guarda Municipal recebe autorização da PF para porte de arma de fogo

PUBLICIDADE
Guarda Municipal recebe autorização da PF para porte de arma de fogo
imagem ilustrativa

Os integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Poços de Caldas receberam autorização para o porte de arma de fogo. A ação foi através do Acordo de Cooperação Técnica, que tem vigência de 10 anos, entre a Superintendência da Polícia Federal no Estado de Minas Gerais (PF) e o município de Poços de Caldas.

Entretanto, segundo o secretário de Defesa Social Rafael Conde, ainda leva um tempo até os guardas realmente utilizarem as armas de fogo.

PUBLICIDADE

“A documentação toda sobre o Acordo Técnico com a PF tramita com a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa Social e a GCM. Neste momento, recebemos a autorização da Polícia Federal para o porte de arma de fogo institucional, porém, antes mesmo de carregar o armamento, os guardas municipais vão parrar por exames psicológicos, treinamentos e receber um laudo técnico”, pontua o secretário.

Rafael considera que serão uns 30 dias até que a equipe da GM posso receber a autorização definitiva para o porte de arma de fogo. “Esse documento da PF é o mais importante neste processo para a Guarda poder ter armamento”, finaliza ele.

Câmara dos Deputados

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro de 2023, proposta que regulamenta o porte de arma de fogo para os guardas municipais, bem como exige o fornecimento de equipamentos, a capacitação, o acompanhamento psicológico e a assessoria jurídica gratuita a esses agentes de segurança pública.

A medida foi aprovada na forma do substitutivo do deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) para o Projeto de Lei 1109/23, do deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ), e dois apensados. O texto inicial tratava do treinamento de guardas municipais.

“Após decisões do Supremo Tribunal Federal, restou decidido e comprovado o direito dos guardas municipais ao porte de arma de fogo”, explicou Bilynskyj. “A regulamentação em lei própria é urgente e necessária”, disse.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!