- Publicidade -
28.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Outubro vai chegar com calor intenso no Sudeste

- Publicidade -
Calor intenso continua no Sudeste no início de outubro
Primeira semana de outubro com temperaturas muito acima do normal (Fonte: ECMWF)

Apesar da repentina queda de temperatura esperada em partes do Sul e do Sudeste neste finalzinho de setembro devido ao avanço de uma frente fria, outubro já vai começar com temperaturas elevadas e com um calor acima do normal.

O calorão com temperaturas próximas aos 40°C em diversas cidades das duas regiões é consequência de uma intensa onda de calor que deve perdurar por dias consecutivos ainda.

- Publicidade -

O calor já se faz presente sobre partes do centro-sul brasileiro e, até mesmo para a primavera, muitos têm sentido o impacto das altas temperaturas. Principalmente quando somadas ao tempo muito seco, o que gera baixíssimos índices de umidade relativa do ar e o aumento das queimadas.

Primeira semana de outubro

Outubro vai começar na próxima terça-feira já sob a influência de uma intensa onda de calor que pode gerar temperaturas com anomalias entre 3°C e até 10°C ou mais, ou seja, muito mais quente que o normal, algo que deve atingir quase todo o Sul e quase todo o Sudeste.

- Publicidade -

Dentro deste período existe a tendência de passagem de uma frente fria. Ou seja, pancadas de chuva são esperadas, mas ainda assim o calorão irá prevalecer. O que significa que as chuvas serão rápidas, passageiras e mal distribuídas, algo ainda característico desse início de primavera.

Segunda semana de outubro

Apesar das pequenas mudanças no tempo com possibilidade de eventos de chuva pelo centro-sul do Brasil, a intensa onda de calor ainda chamará a atenção não só na primeira semana como ainda na segunda semana de outubro.

- Publicidade -

No período entre 7 e 14 de outubro ainda são esperadas temperaturas acima do normal na maior parte do centro-sul do país.

A tendência é que a onda de calor atue até a primeira quinzena de outubro. E que após esse período vá embora devido ao aumento das chuvas, tanto em frequência como em abrangência e volume.

(Fonte: tempo.com)

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!