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Fiemg discute audiovisual e planejamento estratégico em reunião da Câmara da Indústria da Comunicação

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Fiemg discute audiovisual e planejamento estratégico em reunião da Câmara da Indústria da Comunicação
Foto Sebastião Jacinto Junior

Formação e qualificação de mão de obra e planejamento estratégico da Fiemg estiveram entre os assuntos debatidos pela Câmara da Indústria da Comunicação da Federação durante uma reunião nessa quinta-feira (26). O encontro, conduzido pelo presidente do colegiado e do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindjori), Rodrigo Fernandes, foi realizado no Centro Cultural SesiMinas, em Belo Horizonte.

Ingrid Sybele, analista de comunicação corporativa da Fiemg, apresentou o mapa do planejamento estratégico da entidade para 2024/2025 e explicou o contexto no qual ele foi planejado. Esse planejamento, conforme ela, tem como princípio o propósito da Federação, que é unir a força da indústria com o poder das ideias para capacitar, desenvolver e transformar, atrelado aos valores da instituição.

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Nesse cenário estão ainda as estratégias, que definem as diretrizes e orientam os negócios para a construção do legado, e a gestão interna da Federação. Para que o planejamento estratégico se torne cada vez mais orgânico e enraizado na FIEMG, algumas ações já estão sendo realizadas, como workshops, formação de um comitê e monitoramento de metas e projetos.

Rodrigo Fernandes disse que o tema foi levado à pauta para que integrantes da câmara e convidados da reunião tenham conhecimento e conexão com algumas iniciativas da Fiemg.

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Audiovisual e qualificação

A gerente de Cultura do SesiMinas, Karla Bittar, apresentou o funcionamento da Escola Senai do Audiovisual e falou da importância da qualificação de mão de obra direcionada ao segmento. Segundo Karla, de olho na expansão do audiovisual mineiro e nas exigências atuais do mercado, a escola oferece cursos e oficinas nas unidades de Belo Horizonte, Cataguases, na Zona Mata, e Uberaba, no Triângulo.

“O objetivo é qualificar, principalmente jovens, para atender um mercado multifacetado e com demandas cada vez mais específicas, seja nas produções de filmes, vídeos publicitários, conteúdo para redes sociais e projetos artísticos como shows, programas de TV e peças de teatro, que têm recorrido a sofisticadas técnicas de arte digital”, explicou a gerente.

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Os resultados do Escola Senai do Audiovisual já podem ser notados na prática. É o caso de Kelerson Augusto, de 19 anos, que se formou em agosto deste ano e já foi contratado pela premiada produtora Mundo da Elétrica, empresa de mídias digitais educacionais sobre eletricidade, que já conta com 1,6 milhão de seguidores do YouTube.

O jovem participou da reunião da câmara e falou do desafio para conseguir uma oportunidade de atuar no segmento. “A impressão que eu tenho do audiovisual é que tem muita gente para atender a demanda, mas acaba que as pessoas não conseguem acesso à qualificação e ao emprego”.

“A trajetória do Mundo da Elétrica mostra como educação e inovação podem transformar realidades. Quando começamos em 2014, não tínhamos acesso a profissionais especializados em audiovisual”, observa o empresário Henrique Mattede, proprietário da produtora.

Rodrigo Fernandes considera que o investimento da indústria mineira no audiovisual tem o caráter inclusivo e lembrou da importância das empresas demandarem a contratação de profissionais capacitados.

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