- Publicidade -
28.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Conscius Dementia promove o Festival Corpo, Arte e Saberes

- Publicidade -
Conscius Dementia promove o Festival Corpo, Arte e Saberes
Foto Sandra Ribeiro

 

A partir do espetáculo “Carta ao meu Corpo”, a Companhia de Teatro Conscius Dementia promove o Festival Corpo, Arte e Saberes neste sábado (28), às 14h30, no Galpão das Artes. Com entrada franca, o evento traz uma programação diversificada e interligada, reunindo diversas linguagens artísticas, incluindo uma apresentação do espetáculo e, a partir da temática contida na cena, oficinas, bate-papo e palestra. O Festival reúne artistas locais e é destinado, preferencialmente, a mulheres e adolescentes, mas também é aberto ao público em geral.

- Publicidade -

Igualdade de gênero

O propósito do Festival Corpo, Arte e Saberes é oferecer ao público uma ação cultural diferenciada, que promova a igualdade de gênero, o empoderamento das mulheres e o fortalecimento da cultura e das artes como ferramentas de cura. “Será uma tarde dedicada à conscientização através da arte em um espaço de expressão e aprendizado para as mulheres em diversas áreas”, declara Rafaela Jacon, atriz principal do espetáculo, que também divide a produção do Festival e o palco com as atrizes Danielle Marques e Gabriela Severini.

De acordo com as produtoras, o mês de realização do evento foi escolhido propositalmente, porque abriga o dia 10 de setembro, quando se celebra o “Dia Nacional de Combate à Gordofobia”, um dos temas do espetáculo e do Festival. “É a nossa contribuição para essa luta que aflige a maioria das mulheres deste século, estimulando a discussão sobre temas relevantes relacionados ao corpo feminino e à igualdade de direitos”, afirma a atriz Danielle.

- Publicidade -

A ideia do Festival surgiu após uma apresentação de “Carta ao meu Corpo” no Arte Ziriguidum, quando a artista plástica Dalmoni Lydijusse, proprietária do espaço, propôs uma vivência artística ao público. Após o espetáculo, as mulheres presentes foram convidadas a pintar telas, expressando sentimentos e memórias inspirados pela apresentação. As obras refletiram suas dores, alegrias e questionamentos sobre padrões corporais. “A experiência foi tão significativa que gerou a vontade de expandi-la para outras formas de expressão, como fotografia, escrita, dança e artes plásticas, procurando ampliar o impacto criativo entre as participantes”, conta Rafaela.

Carta ao meu corpo

A programação de “Carta ao meu Corpo”, que estreou em 2019. A peça é um pedido de desculpas, uma reconexão. Leva o público a uma reflexão sobre gordofobia a partir da história da atriz Rafaela Jacon Dutra, enquanto outras duas atrizes interpretam as vozes sociais e internas da personagem principal, trazendo questionamentos e a ajudando na aceitação do próprio corpo. A peça termina com celebração com a plateia, exaltando que cada corpo é lindo porque é único.

- Publicidade -

Na sequência, o público será convidado a escolher uma das oficinas para participar, que serão ministradas por Danielle Vilas Bôas (Escrita), Leidy Nara (Dança), Tamiris Alves (Fotografia) Dalmoni Lydijusse (Artes Plásticas). Ao final haverá bate-papo com a psicóloga Vivian Rodrigues Quiuqui sobre toda a experiência. Gabriela destaca que o Festival é uma experiência única e interligada, então para participar das oficinas os interessados devem assistir ao espetáculo, escolher a oficina que desejam vivenciar e aproveitar a palestra e o bate-papo final. “Mas quem não quiser participar de nenhuma oficina poderá apenas assistir à peça”, afirma.

Oficineiras e as oficinas

Danielle Vilas Bôas é atriz, artista visual, poeta e cofundadora do Coletivo Literário ElaSescrevem. Na oficina de escrita, explora a escrita como extensão do corpo, convidando os participantes a refletirem sobre as marcas inscritas em seus corpos, promovendo autoconhecimento e reconexão com essas narrativas.

Leidy Nara é atriz, bailarina e diretora, com 16 anos de experiência. Em sua oficina de dança, ela propõe uma expressão corporal livre, onde o corpo comunica mais que a palavra. A oficina incentiva a liberdade e autenticidade na comunicação física, sem julgamentos.

Tamiris Alves é fotógrafa especializada em autorretratos, nu artístico e fotografia documental. Sua oficina de autorretrato busca mostrar a beleza e individualidade de cada corpo, oferecendo técnicas que possibilitam aos participantes explorarem suas próprias imagens de forma criativa.

Dalmoni Lydijusse é artista plástica e fundadora do Arte Ziriguidum. Sua oficina utiliza argila como meio de expressão para ressoar os sentimentos provocados pelo espetáculo, criando um espaço de transformação e revitalização de significados.

Vivian Rodrigues Quiuqui é psicóloga especialista em psicologia feminista. Sua palestra discute como a sociedade construiu padrões de beleza que afetam as mulheres, propondo soluções para um olhar mais amoroso e real sobre o corpo.

Conscius Dementia

Este é o primeiro Festival da Cia Conscius Dementia, fundada em 2013 em Poços de Caldas pela saudosa atriz Larissa Garcia e o ator Johnny Hansk, com gestão horizontal entre atores. Ao longo de 11 anos, desenvolveu 16 espetáculos, destacando-se por peças premiadas como “Liberdade, Liberdade” e “O Santo e a Porca”. Durante a pandemia, a companhia ganhou notoriedade no teatro digital e realizou circulações internacionais na Argentina e no Chile. Desde 2013, o grupo é composto exclusivamente por mulheres e, após a perda de Larissa em 2023, segue comprometido com a transformação social e projetos comunitários e educativos.

O Festival Corpo, Arte e Saberes é realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, com o patrocínio da Alcoa, apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas e Galpão das Artes.

Serviço

Festival Corpo, Arte e Saberes

Dia 28 de setembro, às 14h30

Galpão das Artes (rua Benedita Lucas da Silva, 80 – Jardim Ipê)

Gratuito

Mais informações: @ciaconsciusdementia

Inscrições antecipadas:  https://www.sympla.com.br/evento/festival-corpo-arte-e-saberes/2632898

Programação

Espetáculo 15h às 15h30

Direcionamento oficina 15h30 às 16h00

Oficina 16h às 17h

Café 17h às 17h15

Bate-papo 17h15 às 18h15

Palestra 19h às 19h40

 

Ficha técnica do espetáculo

Livre adaptação do texto de Rafa Cappai por Rafaela Jacon Dutra

Direção de montagem, figurino, cenário, composição de trilha sonora e voz nas músicas: Larissa Garcia “in memoriam”

Direção Geral e atuação: Rafaela Jacon Dutra

Atuação, maquiagem e produção: Danielle Marques

Atuação e assistência de maquiagem: Gabriela Severini

Composição musical: Will Moreira

Sonoplasta convidada: Carine Michelucci

Produção geral: Cia de Teatro Conscius Dementia – Danielle Marques, Gabriela Severini e Rafaela Jacon Dutra

Assistente de produção: Andressa Rodrigues

Assistente de palco: Dani Silva

Fotos: Sandra Ribeiro

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!