Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), intensifica esforços para preparar os estudantes da rede estadual.
Dias 1 e 3 de outubro, cerca de 190 mil estudantes participarão do segundo Simulado Enem MG, em parceria com a plataforma Estudo Play, em mais um preparatório para um dos maiores desafios para os estudantes brasileiros.
O objetivo do simulado é proporcionar uma vivência prática do Enem, permitindo que os participantes se familiarizem com o formato, conteúdo e dinâmica do exame. Além de reforçar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano, a atividade ajuda a desenvolver habilidades essenciais, como gerenciamento de tempo e autoconfiança, fundamentais para o sucesso na prova oficial.
Público-alvo
Destinado a alunos do 3° ano do ensino médio e do 3° período da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o simulado será aplicado durante o horário regular das aulas.
As escolas serão responsáveis pela distribuição dos materiais e supervisão das provas. Cada estudante receberá uma folha de rascunho, cartão-resposta, folha de redação e caderno de questões, simulando de forma fiel as condições reais do Enem.
“É essencial que os estudantes aproveitem essa oportunidade para se preparar. Este é o segundo simulado que realizamos em Minas, e ele oferece aos estudantes da rede pública uma chance valiosa de se acostumarem ao formato do Enem. Tenho certeza de que os resultados serão muito positivos. Mantenham o foco e vamos em busca de uma vaga na universidade”.
Cronograma e estrutura das provas
O simulado será em dois dias, abordando as quatro áreas de conhecimento, com questões elaboradas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI).
No dia 1 de outubro, os estudantes farão provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, enquanto dia 3 serão Ciências da Natureza e Matemática.
Após a aplicação, as avaliações terão correção por meio das ferramentas digitais da plataforma Estudo Play. Com base nos resultados, portanto, serão geradas automaticamente trilhas de estudos personalizadas. Mapeando estratégias, identificando pontos de melhorias e ainda sugerindo conteúdos de reforço para cada estudante.
(Fonte: Agência Minas)