- Publicidade -
19.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Coluna MG: Araxá é a cidade mais segura de Minas

- Publicidade -

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindijori MG).

cidade mais segura de Minas, araxá
Os dados do Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil da MySide revelam que Araxá tem o menor índice de assassinatos dentre os municípios mineiros com mais de 100 mil habitantes (reprodução)

Araxá é a mais segura de Minas

Araxá foi identificada como a cidade mais segura de Minas Gerais entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, com uma taxa de 3,6 homicídios por 100 mil moradores, conforme o Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil da MySide.

- Publicidade -

No ranking geral, Araxá ocupa a nona posição entre as cidades mais seguras do país, destacando-se em relação a Japeri (RJ), que apresenta uma taxa de violência 53 vezes maior. Minas Gerais é o quinto estado mais seguro do Brasil, com 19,9 mortes violentas a cada 100 mil habitantes. (Clarim.net – Araxá)

Eleitorado cresce 4% em Divinópolis

Às vésperas das eleições municipais de 2024, os eleitores já devem ficar atentos aos locais e seções de votações. Em Divinópolis, o eleitorado apto a votar é de 171.693 pessoas, de acordo com o sistema de dados do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

O número cresceu mais de 4% em comparação às eleições municipais de 2020. Os mais de 170 mil eleitores estão em 72 locais e 502 seções de votação. (Jornal Agora – Divinópolis)

Paróquias de Viçosa sabatinam candidatos

Os cinco candidatos à prefeitura de Viçosa foram sabatinados em um evento organizado pelas quatro paróquias da cidade – Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora de Fátima, São João Batista e São Silvestre. O evento ocorreu em parceria com a Capelania da UFV e a Igreja Presbiteriana de Viçosa.

Com realização na sede da Paróquia de São João Batista, a sabatina teve início às 19h30. Além disso, a transmissão ao vivo pelo YouTube recebeu cerca de 1.500 pessoas simultaneamente. O vídeo já ultrapassou 9 mil visualizações. (Folha da Mata – Viçosa) 

Valadares recebe Festival de Cultura

No próximo sábado (28), a Açucareira, em Governador Valadares, receberá o primeiro Festival de Cultura Popular do Rio Doce. O evento oferecerá mais de oito horas de programação cultural.

Entre as atrações estão artistas locais, como Érica Timóteo e grupos de samba e capoeira, assim como o Grande Cortejo com manifestações folclóricas. Também vão acontecer oficinas e rodas de conversa sobre temas como samba de roda e plantas alimentares. O festival tem recursos da Lei Paulo Gustavo e empresas locais, visando preservar as tradições culturais da região. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)  

Incêndio no aterro pode ser criminoso

Um incêndio de grandes proporções atingiu o aterro sanitário de São Sebastião do Paraíso na noite de sexta-feira (20), deixando a cidade coberta por densa fumaça. De acordo com a prefeitura, o fogo pode ter sido de origem criminosa, já que começou em uma área do aterro que não recebia resíduos há muito tempo.

Além disso, o secretário municipal de Meio Ambiente, Renan Jorge Preto, afirmou que, quatro dias após o início do incêndio, a área ainda apresenta intensa fumaça. Isso ocorre apesar dos esforços da prefeitura em realizar constantes aspersões de água na tentativa de minimizar a poluição atmosférica. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)  

Copasa está entre as melhores  

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está entre as 100 melhores empresas do Brasil nas áreas ambiental, social e de governança, ocupando a 78ª posição no Anuário Integridade ESG 2024. Este reconhecimento reflete a eficácia de sua Gestão da Sustentabilidade e seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Além disso, a Copasa integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e recebeu linhas de crédito sustentáveis para aprimorar seus sistemas de água e esgoto. Dessa forma, a companhia contribui na melhoria das condições socioeconômicas e ambientais. (Portal Silmara de Freitas)

Museu em Mariana inaugura exposição

O Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, inaugurou a exposição temporária “Olhar”, da artista Letícia Pinto. Ela explora a introspecção e a loucura da personagem Ismália, do poema homônimo de Alphonsus de Guimaraens.

A mostra ficará aberta até fevereiro de 2025. As obras de Letícia, com fotografias que retratam Ismália com os olhos fechados ou sem íris, refletem o processo de escrita do poema, considerado uma obra-prima do simbolismo brasileiro. O museu, inaugurado em 1987, preserva a memória do poeta e contém objetos pessoais e fotografias, assim como sua biblioteca. (MG Turismo – Belo Horizonte)

Veja também
- Publicidade -









Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!