Começa hoje (23) e vai até o dia 29 a 18ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Durante esse período serão realizadas 2.334 atividades em museus de todo o Brasil, entre exposições, palestras, visitas guiadas e oficinas, que ocorrerão nas 930 instituições participantes.
Este ano o tema será “Museus, acessibilidade e inclusão”. A escolha, portanto, visa a promover a discussão e promoção da democratização dos museus, especialmente como esses espaços podem se tornar mais acessíveis a diferentes públicos, tanto em termos físicos quanto sociais e culturais.
Poços de Caldas
O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas participa da 18ª Primavera dos Museus. O objetivo do evento é proporcionar uma conscientização qualitativa que rompa com quaisquer preconceitos ou pré-conceitos instituídos na sociedade poços-caldense quanto à comunidade PCD (Pessoa com Deficiência). Desse modo, minimizando os efeitos da vulnerabilidade social e exclusão a qual este público está rotineiramente exposto.
Haverá palestras e oficinas destinadas à comunidade PCD, aos profissionais da educação, aos discentes da licenciatura, psicologia e áreas afins. E ainda para a comunidade em geral. Tendo como palestrantes profissionais experientes das principais instituições de Poços de Caldas, como Apae, Adefip, AADV, Instituto “A” e Cemae Tarso de Coimbra.
O planejamento do evento, portanto, contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conpede), da Secretaria Municipal de Cultura, do corpo técnico do Museu e de voluntários da causa PCD e empresas parceiras como a Citur.
Desse modo, em resposta a este evento, o Museu Histórico e Geográfico está passando por um processo de capacitação do corpo profissional para atendimento especializado ao público PCD. Incluindo processos de adaptação dos espaços e reconfiguração do acervo para melhorar o deslocamento e a experiência sensorial deste público. E ainda tornando a instituição mais acessível e garantindo o direito do acesso à cultura para todos.