O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) abriu 3.606 vagas em 83 cursos presenciais e à distância (EaD). Em Poços de Caldas são 500 vagas, sendo 325 vagas para cursos superiores e 175 para cursos técnicos.
São oferecidos cursos de graduação presenciais e à distância (EaD). Sendo 28 cursos técnicos integrados ao ensino médio, 12 cursos técnicos subsequentes (pós-Médio), 42 cursos superiores e um curso técnico concomitante, todos gratuitos para a região.
As aulas têm previsão de início no 1º semestre de 2025, de acordo com o calendário de cada campus, ainda a ser divulgado.
Em Poços de Caldas as oportunidades de faculdades são em Bacharelado em Engenharia da Comunicação, Bacharelado em Administração, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnólogo em Gestão Ambiental. Além disso, cada curso tem 35 vagas, somando 175 oportunidades.
Do mesmo modo, na modalidade à distância a cidade tem 150 vagas para Licenciatura em Letras-Português, em quatro polos diferentes, com 30 vagas cada.
Agora, para quem ainda está no ensino médio o Instituto tem oportunidade de cursos técnicos integrados, com duração de três anos, em período integral, para Administração, eletroeletrônica e informática. São 35 vagas para cada curso.
Há ainda 70 vagas para cursos técnicos subsequentes, ou seja, para quem já terminou o ensino médio, para edificações e eletrotécnica.
Confira o quadro de vagas em cada polo da região:
Inscrição
O período de inscrição no vestibular do IFSuldeMinas vai de 16 de setembro a 14 de novembro e, para realizá-la, o candidato deverá acessar este link.
Será cobrada taxa de inscrição para o processo seletivo dos cursos superiores no valor de R$ 40. Para a seleção dos cursos técnicos integrados e curso técnico subsequente em Enfermagem, a taxa de inscrição será de R$ 20.
Seleção
A seleção para os cursos de nível técnico integrado será por meio de prova presencial (no dia 08/12), com 50 questões de Português e de Matemática. Já para os cursos técnicos subsequentes, a forma de seleção será sorteio.
Para o Ensino Superior, o candidato poderá optar entre realizar a prova presencial (no dia 08/12) ou usar a nota que obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), valendo as edições de 2016 a 2023 (as vagas disponibilizadas pelo SiSU serão ofertadas em edital próprio).
Preparação
Por fim, os interessados em se preparar para o exame encontrarão o conteúdo programático e as provas anteriores neste link. O Manual do Candidato, com todas as orientações sobre o Vestibular 2025/1º semestre, está disponível aqui