- Publicidade -
19.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Coluna MG: Bahia reivindica área de Minas

- Publicidade -

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindijori MG).

Bahia reivindica área de Minas, Nanuque
A pequena usina hidrelétrica, vinculada ao município de Nanuque, poderia ser dividida por uma linha divisória hipotética que afeta sua administração e operação (reprodução)

Bahia reivindica área de Minas

O estado da Bahia ajuizou uma ação contra Minas Gerais visando a atualização das divisas territoriais entre os dois estados. A medida ocorre por conta da imprecisão do Decreto Federal 24.155/1934 que, de acordo com o governo baiano, não reflete mais a realidade atual.

- Publicidade -

Na ação, Nanuque e Serra dos Aimorés, que fazem divisa com a Bahia, estão em discussões. A Bahia destaca que suas tentativas de renegociação com Minas Gerais não tiveram resposta. Além disso, o processo também menciona a União e o IBGE, acusando-os de omissão na resolução da questão. (Jornal Em Tempo – Nanuque)

Lafaiete têm salto demográfico

Lafaiete, Ouro Branco e Congonhas foram as cidades da região central de Minas Gerais que mais cresceram nos últimos dois anos em termos populacionais. Os dados são das Projeções de População do IBGE, com base no Censo Demográfico 2022, divulgadas pelo instituto no dia 29 de agosto.

Conforme o estudo, a região passou de 338.913 habitantes em 2022 para 351.546 – um aumento de 12.633 pessoas, ou 3,7%. O maior crescimento percentual ocorreu em Lafaiete, onde o total de moradores saltou de 131.621 para 137.980, com aumento de 4,8%. (Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete) 

Lavouras de café são queimadas

Incêndios devastadores na Serra do Macaco, entre Ilicínea e Guapé, estão causando sérios danos às lavouras de café, com produtores enfrentando perdas significativas. Isso porque a recuperação das lavouras pode levar mais de três anos, mesmo com intervenções como poda drástica.

Brigadistas e voluntários continuam lutando contra as chamas para proteger áreas de preservação locais, que são essenciais para a economia e a cultura da região. (Gazeta de Varginha) 

Gardenia autorizada transferir linhas

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais autorizou a Expresso Gardenia, em recuperação judicial desde 2020, a vender suas linhas intermunicipais para outras empresas, como SC Minas e Max Tour, na tentativa de evitar a falência.

A medida acontece por irregularidades na prestação de serviços da empresa, que teve linhas paralisadas desde abril de 2024. A alienação representa apenas 4% do ativo total da Gardenia, mas pode gerar um impacto positivo de R$ 94,9 milhões. (Diário Regional – Pouso Alegre)

Festa do Rosário é celebrada em Timóteo

A Festa do Rosário, também conhecida como Festa de Nossa Senhora do Rosário, está sendo celebrada em Timóteo até 22 de setembro, marcando 58 anos de tradição da comunidade católica. O evento inclui manifestações culturais, como o congado de origem africana, e espera reunir cerca de mil pessoas.

A programação começa na sexta com o encerramento da novena e levantamento da bandeira, segue no sábado com o levantamento dos mastros e por fim, no domingo, haverá orações, procissão, Missa Conga e um almoço de confraternização. (Diário do Aço – Ipatinga)

UFTM tem protótipo premiado

A equipe Zebu Baja, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), foi premiada na Etapa Sudeste da competição Baja SAE Brasil, realizada em São João del-Rei, conquistando três troféus. Competindo com um protótipo 4×4, a equipe obteve o terceiro lugar no desafio 4×4, o segundo na Apresentação de Projeto Dinâmico e o primeiro no Cabo de Guerra.

Formada por 30 alunos de engenharia, a equipe representou bem a UFTM e Uberaba, finalizando a competição em sétimo lugar geral entre 24 equipes. A próxima etapa nacional ocorrerá em São José dos Campos. (Jornal da Manhã – Uberaba) 

Acessa BH vivencia a diversidade

O Festival Acessa BH, que ocorre até 22 de setembro, trouxe uma programação gratuita e acessível em Belo Horizonte, valorizando a diversidade e a inclusão de artistas com deficiência. Entre as atrações, estão performances, shows musicais e exibições de filmes que abordam temas como acessibilidade e pertencimento.

O festival conta com apresentações de artistas como Nathielle Wougles e a Cia Dança sem Fronteiras, além de sessões de cinema. A programação busca criar um espaço de reflexão e experiência sensorial para o público. (Jornal Esplanada – Belo Horizonte) 

UFMG vai monitorar qualidade do ar

O Grupo de Pesquisa em Poluição do Ar e Meteorologia Aplicada (GPama) da UFMG iniciou um monitoramento da qualidade do ar em Belo Horizonte, instalando equipamentos em três locais, incluindo o campus Pampulha e o Cefet-MG.

A pesquisa visa analisar diferentes tamanhos de partículas atmosféricas, especialmente em face das queimadas que afetam o Brasil. Uma Estação Compacta de Qualidade do Ar permitirá monitoramento em tempo real de gases e variáveis meteorológicas, com acesso aos dados via aplicativo. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

Veja também
- Publicidade -









Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!