Os Correios lançam, nesta quinta-feira (19), uma emissão postal especial em homenagem a Paulo Freire. Os eventos de lançamento do selo e do carimbo comemorativo ocorrem simultaneamente nas capitais paulista e pernambucana. Em São Paulo, a celebração da memória desse humanista será realizada na Câmara Municipal, às 19h30. Em Recife, as homenagens ganham a Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), às 18h30, durante a abertura do XII Colóquio Internacional Paulo Freire, em parceria com o Centro Paulo Freire.
A arte do selo usa técnica inspirada nas obras de artistas populares, expressas em gravuras da literatura de cordel. Paulo Freire é representado como camponês, portando estandarte, no qual está escrito um dos muitos conceitos freirianos, o “Inédito Viável”. Parece contradição, porém, é mais um neologismo dele para fazer a sociedade pensar: Inédito, isto é, nunca aconteceu; mas Viável, porque é possível fazer acontecer. O desenho foi feito com tinta nanquim e colorido digitalmente. Desse modo, com tiragem de 96 mil selos, a peça está disponível nas principais agências dos Correios no país e na loja virtual, ao valor de R$ 2,55 (primeiro porte de carta).
Reconhecimentos
Paulo Freire tem, portanto, reconhecimento mundialmente pela sua práxis educativa. Além de ter seu nome adotado por muitas instituições, ainda é cidadão honorário de várias cidades no Brasil e no exterior. Recebeu o título de doutor Honoris Causa por mais de 40 universidades, tanto nacionais, como a Unicamp e a PUC-SP, quanto estrangeiras, como as Universidades de Genebra, Madri e Lisboa. Foi ganhador do “Prêmio Rei Balduíno para o Desenvolvimento” (Bélgica, 1980), do “Prêmio UNESCO da Educação para a Paz” (1986) e do “Prêmio Andres Bello”, da Organização dos Estados Americanos, como Educador dos Continentes (1992), entre outros.
Nascido em 19 de setembro de 1921, no Recife, deu início à sua trajetória na filosofia educacional em 1958, na tese de concurso para a Universidade do Recife. Mais tarde, ainda atuou como professor de História e Filosofia da Educação na mesma instituição. E suas primeiras experiências de alfabetização vieram em Angicos, no Rio Grande do Norte, em 1963.
Em seus trabalhos, ele identifica a alfabetização com um processo de conscientização. Desse modo, capacitando o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a sua libertação.
Paulo Freire faleceu em 2 de maio de 1997 em São Paulo, vítima de um infarto agudo do miocárdio. O Acervo Paulo Freire, com manutenção pelo Centro de Referência Paulo Freire pelo Instituto Paulo Freire (www.memorial.paulofreire.org), tem reconhecimento pelo Programa Memória do Mundo, da Unesco, em âmbito nacional, América Latina e Caribe e, em 2017, recebeu o título de patrimônio documental da humanidade.