Os últimos dias do inverno serão marcados por temperaturas mais elevadas que o normal em boa parte do Brasil Central, o que inclui o Sudeste. Projeções do modelo europeu ECMWF apontam temperaturas em torno dos 40°C em diversas cidades.
O calorão abrirá também a época mais quente do ano no Hemisfério Sul, já que a primavera começará no próximo domingo (22). O inverno tem sido mais quente que o normal em boa parte do país e com a chegada da primavera podemos esperar também dias muito quentes, afinal, o período úmido está longe de se regularizar.
As elevadas temperaturas acima da média climatológica são reflexos da falta de chuva regular, dias consecutivos de muito sol e pouca presença de nebulosidade.
O que esperar para os próximos dias
Com relação ao tempo no Sudeste, a expectativa para os últimos dias do inverno ainda é de seca e pouca presença de nuvens, pelo menos na maior parte da região. Porém, isso não significa que não há previsão de chuva para algumas áreas, o que, apesar do alívio relacionado à umidade, pode piorar o calor.
Apesar dos baixos acumulados de chuva, é válido mencionar que uma frente fria chegará à região no fim de semana.
A questão é que antes da frente fria chegar o calor vai aumentar e muito por conta da condição pré-frontal, em que uma massa de ar quente chega primeiro e induz a elevação expressiva das temperaturas, algo que será bastante perceptível nesses próximos dias.
Calorão no Sudeste
A grande vilã causadora desse calorão no final do inverno será uma bolha de ar quente no interior do continente seguida por uma pré-frontal. A mesma pode gerar temperaturas em torno ou até mesmo acima dos 40°C em algumas cidades da região Sudeste.
Na tarde desta quinta-feira (19) já são esperadas máximas de 40°C em algumas cidades do noroeste de São Paulo e do Triângulo Mineiro.
O calorão continuará e pode piorar conforme os dias forem passando e a frente fria do Sul for se aproximando do Sudeste. Na tarde da sexta-feira (20) o calor tomará conta do Sudeste. Ou seja, apesar dos 40°C esperados novamente no interior paulista e no oeste de Minas Gerais, nota-se que vai esquentar muito também no leste da região. A capital São Paulo pode registrar 34°C.
Apesar da continuidade do calorão no interior de São Paulo e na maior parte do estado de Minas Gerais, o último fim de semana do inverno ainda terá mudanças bruscas e queda acentuada das temperaturas em partes do Sudeste devido a chegada da frente fria.
Calor generalizado deve retornar ao Sudeste no domingo (22), primeiro dia da primavera de 2024. A temperatura máxima subirá de 25°C para 32°C em São Paulo capital, no Rio de Janeiro pode fazer 30°C.
Apesar da gangorra térmica no leste da região, o maior destaque continuará sendo o calor exorbitante e fora do normal até mesmo para um primeiro dia da estação das flores no interior.
(Fonte: tempo.com)