- Publicidade -
14.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Secretaria de Meio Ambiente diz que Abrigo Municipal não tem superlotação

- Publicidade -
Secretaria de Meio Ambiente diz que Abrigo Municipal não tem superlotação
divulgação

Em resposta a um requerimento do vereador Diney Lenon (PT), a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) relata, entre outras pautas, que o Abrigo Municipal de Animais não tem superlotação neste momento. “Quando a Semma assumiu o Abrigo existia um plantel de mais de 120 animais, atualmente estamos com 76 aptos para adoção, não se evidenciando assim superlotação”, diz no documento.

A Secretaria ainda informa que conseguiu, em quatro meses aproximadamente, a ampliação de um espaço de 500 m² divididos em duas baias de 200 e 300 m², propiciando um ambiente mais espaçoso para os animais que são diariamente realocados de forma alternada para uma integração sociável. “Tal ampliação surtiu efeito, trazendo mais tranquilidade e lazer para os cães.”

- Publicidade -

Sem previsão de aumento de vagas

Entretanto, também foi informado que, de acordo com o Plano de Controle Populacional implantando em Poços, não há previsão de aumento de baias ou vagas para os animais no Abrigo. E nem no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).  “O objetivo do Plano é diminuir os abandonos de animais, devendo haver informativos à população sobre a superpopulação de animais em nosso município. E, com isso, conscientizar os munícipes para que não haja reprodução desenfreada de cães e gatos. Além de outras ações, como informação em todos os meios de comunicação sobre castração gratuita. Também estudaremos projetos promovendo palestras educacionais em escolas e comunidades. Isso para que os cidadãos se responsabilizem por seus animais, evitando ocorrência de abandono e maus-tratos, já implementando a política punitiva pedagógica de encaminhar casos de abandonos e maus-tratos ao Poder Judiciário para penalizações cabíveis”.

O que fazer com o animal abandonado nas ruas

Outra questão importante foi pontuada pelo vereador em seu requerimento. Ele questiona qual o posicionamento que um cidadão deve tomar caso encontre um animal abandonado nas ruas de Poços. A Secretaria diz que havendo tal ocorrência, o procedimento é de recolhimento do animal ao CCZ para triagem e/ou quarentena. “Após verificação, o animal será realocado ao Abrigo e destinado à adoção. Intensificamos tal procedimento com diligências semanais em locais de grande acesso populacional. Como praças públicas, parques, escolas, jardins, visando maior índice de adoção, surtindo pois, “efeito”. Esclarecemos ainda que os canais de denúncias de maus tratos e abandono estão em funcionamento, gerando diligências diárias de vistorias para as aferições.”

- Publicidade -

Gatos

Sobre gatos, especificamente, não houve menção nos questionamentos do requerimento e nem nas respostas da Secretaria. Embora os protetores estejam há tempos solicitando um gatil nos moldes do Abrigo, para acolher os atropelados e as prenhes, as promessas ainda não se concretizaram.

Veja também
- Publicidade -







Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!