O projeto “Cerveja com Ciência” convida a todos os consumidores de cerveja, maiores de 18 anos, para participar do teste sensorial de aceitabilidade de cerveja com marolo, que acontecerá de 23 a 29 de setembro, no período de 17h a 19h, no Laboratório de Análise Sensorial da Faculdade de Nutrição da Unifal-MG. Desse modo, o objetivo do projeto é produzir uma cerveja com marolo que aumente o potencial antioxidante da bebida e tenha boa aceitabilidade.
“Este é o segundo projeto de cerveja com marolo, sendo que este ano avançamos na melhoria da produção e nos testes de análise sensorial”, afirmam os coordenadores do projeto, professor Gabriel Gerber Hornink, do Instituto de Ciências Biomédicas, e professor Bruno Martins Dala Paula, da Faculdade de Nutrição.
O projeto tem desenvolvimento do estudante de Iniciação Científica Tallis Vinicius Araújo da Silva, do curso de Biotecnologia. “A primeira fase da análise sensorial correspondeu em um teste de ordenação e classificação das amostras, com um painel de avaliadores treinados. Esta segunda etapa é aberta para todos consumidores maiores de 18 anos. Dessa maneira, corresponderá ao teste de aceitabilidade, que levará cerca de 10 a 15 minutos”, explica.
Aos interessados em participar do teste devem se inscrever, virtualmente, pelo link do formulário e ter disponibilidade de comparecer à Universidade para o teste. Também poderão participar os interessados que chegarem no momento do teste. Desde que tenham respondido o termo de consentimento e não terem impedimento com base no termo.
O Laboratório de Análise Sensorial da Faculdade de Nutrição da Unifal-MG está localizado no Prédio H, sala H 003-A, na sede da Universidade, em Alfenas.