Os Bombeiros Militares de Minas Gerais continuam suas operações de combate a incêndios em duas áreas rurais no sul do estado. As cidades de Machado e Serrania enfrentam, pelo terceiro dia consecutivo, o desafio de conter as chamas que ameaçam a vegetação local.
Machado
Em Machado, as operações iniciadas dia 11 prosseguem com foco no monitoramento e contenção. “O fogo está contido dentro da área aceirada, mas mantemos vigilância constante para evitar que as chamas ultrapassem esses limites”, informam os bombeiros.
As atividades em Machado começaram às 6h da manhã de ontem (13) e se estenderam até o anoitecer. Bombeiros e funcionários de propriedades privadas trabalharam em conjunto na execução de aceiros – faixas de terra limpas que servem como barreiras naturais contra o fogo.
Serrania
Já em Serrania, a situação apresenta desafios adicionais. “Enfrentamos dificuldades devido ao terreno íngreme e aos fortes ventos na região. Em alguns pontos, as chamas conseguiram ultrapassar os aceiros criados”.
As equipes em Serrania concentraram esforços na criação de mais aceiros e no combate direto às chamas em focos específicos. O trabalho conta com o apoio de funcionários de diversas fazendas locais.
Em ambos os municípios, as operações foram retomadas nas primeiras horas deste sábado (14). O Corpo de Bombeiros ressalta a importância da colaboração da população, pedindo que evitem qualquer atividade que possa iniciar novos focos de incêndio.