Os focos de incêndios têm trazido preocupações constantes para as autoridades. Desde quarta-feira, bombeiros e brigadistas se mobilizam em focos nas cidades de Machado, Serrania e Campestre.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Poços, na cidade de Machado um grande foco teve início dia 11 e se estendeu por todo dia 12, na zona rural. Bombeiros e funcionários de propriedades privadas se uniram para o combate às chamas, que atingiram uma vegetação densa.
Como estratégia, o grupo fez aceiros, a fim de impedir o fogo de atingir cafezais e áreas de mata fechada. Somente nesta quinta-feira (12) o incêndio foi totalmente debelado. Ainda assim, na manhã desta sexta-feira equipes estiveram no local para monitorar a área e evitar uma reignição.
Serrania
Em Serrania, a situação é bem semelhante, com o incêndio se propagando por dois dias. Os bombeiros destacaram que a maior dificuldade encontrada na região é a topografia íngreme, com áreas de mata densa e terreno acidentado. “O fogo penetrou na vegetação fechada, atingindo copas de árvores com chamas que se elevaram a, aproximadamente, 20 metros de altura, o que tem inviabilizado o combate direto. Embora diversos cafezais tenham sido afetados, a estratégia de contenção tem sido eficaz em limitar a expansão do incêndio, prevenindo danos mais extensos”, explica a assessoria dos Bombeiros.
Ainda na noite de quinta-feira as chamas permaneciam na mata. Houve monitoramento noturno e reinício dos trabalhos nesta sexta-feira (13).
Campestre
Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve acionamento da corporação para os combates. São pelos menos três incêndios.
Os combates estão sendo realizados por equipes da Defesa Civil e voluntários. A preocupação é com casas e lavouras de café. Por isso, foram formados grupos que estão trabalhando dia e noite.
A Defesa Civil estima que 100 hectares estejam queimados.