O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas está implementando uma série de medidas para combater o risco de desabastecimento na cidade. A longa estiagem tem exigido ações pontuais para garantir o fornecimento de água à população.
Medidas
Entre as principais medidas adotadas estão controle da vazão dos reservatórios, intensificação da preservação dos mananciais, campanhas de combate ao desperdício e apelos à população para o uso racional dos recursos hídricos.
“O município tem uma grande dependência da água da chuva, o que torna a situação ainda mais delicada durante períodos de seca prolongada”, explica a assessoria de imprensa do DMAE.
Rodízio
Para enfrentar a crise, foi criado um comitê com representantes de todos os setores. Uma das principais ações implementadas é o sistema de rodízio no abastecimento. “Estamos iniciando manobras que consistem no fechamento temporário dos registros de uma região para abastecer outra”, informa. Essas manobras duram de 3 a 5 horas por setor e podem ser ajustadas conforme necessário.
Disque-denúncia
O Departamento também lançou o serviço “Ligue Denúncia” via whatsapp (9-8433-4049), permitindo que a população denuncie o uso indevido de água, como lavagem de carros e calçadas com mangueiras.
Além disso, o DMAE iniciou o bombeamento do volume morto na represa Saturnino de Brito, uma medida para garantir o abastecimento.
A autarquia reforça o pedido à população para que economize água e colabore neste momento. “O DMAE continuará monitorando a situação e implementando medidas adicionais conforme necessário para garantir o abastecimento de água na cidade”.