Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindijori MG).
Senado aprova empréstimo para Uberaba
O Senado autorizou nesta terça-feira (10) o município de Uberaba a contratar empréstimo de 72 milhões de dólares junto à Corporação Andina de Fomento (CAF). A autorização ocorre após parecer favorável do Tesouro Nacional e da Procuradoria-Geral da Fazenda.
A operação de crédito vai custear a implantação da nova captação de água no rio Grande, assim como outras obras de infraestrutura na cidade, inclusive a revitalização da rua Arthur Machado. Além disso, o município dará contrapartida de 18 milhões de dólares para totalizar um montante de 90 milhões de dólares em investimentos, ou seja, cerca de R$ 437,5 milhões. (Jornal da Manhã – Uberaba)
Minas oferece vagas em cursos gratuitos
O Governo de Minas Gerais abriu inscrições para a quinta edição do projeto Trilhas de Futuro, que oferece 40 mil novas vagas em cursos técnicos gratuitos. O projeto, que existe desde 2021, visa preparar jovens para o mercado de trabalho com qualificações técnicas e inclui apoio para alimentação e transporte.
As inscrições estão abertas até 23 de setembro e os cursos acontecem em 157 municípios. A novidade desta edição é a inclusão de estudantes do 1º ano do ensino médio, que poderão se inscrever apresentando comprovante de matrícula para o 2º ano até o início de 2025. (Clarim.net – Araxá)
Ex-vereador de Muriaé alvo da Operação
Aconteceu na manhã desta terça-feira (10), nos municípios de Laranjal e Muriaé, a operação “Laranja Podre”, que investiga crimes contra a administração pública. Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, quatro em Laranjal e um no Distrito de Bom Jesus da Cachoeira. A operação foi desencadeada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com apoio das polícias Civil e Militar.
De acordo com o MPMG, as denúncias são de crimes contra a administração pública, como corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa e prevaricação. (Gazeta de Muriaé)
Hospital adota cirurgia robótica
O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) em Divinópolis apresentou uma nova tecnologia de cirurgia robótica. Dessa forma, tornou-se o terceiro hospital no Brasil a implementar esse sistema inovador. Em parceria com a empresa BrainLab, o CSSJD agora utiliza equipamentos como o neuronavegador, o braço robótico Circ Robotic e a mesa cirúrgica radiotransparente para realizar procedimentos complexos com alta precisão e menor tempo de recuperação.
A diretora do CSSJD, Elis Regina Guimarães, enfatizou o compromisso do hospital com a inovação para melhorar o atendimento e enfrentar os desafios da saúde pública. (Divi News – Divinópolis)
Nível de Furnas é debatido em Brasília
Um encontro com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ocorreu nesta terça-feira (10) para tratar da situação dos lagos de Furnas e Peixoto. Participaram da reunião, além do ministro e sua equipe, o presidente da Unelagos e que também representou a Alago, Thadeu Alencar, o deputado federal Odair Cunha, o deputado estadual e autor da EC 106, Professor Cleiton, e o presidente da OAB Formiga, Aécio Coutinho.
O debate incluiu os problemas atuais que afetam os lagos de Furnas e Peixoto, assim como suas causas e possíveis soluções. (Tribuna Forminguense)
Feiras de artesanato itinerantes começam
A partir de 13 de setembro, Governador Valadares inicia o projeto “Feiras de Artesanato Itinerantes – Arte e Sabores”. A primeira feira ocorre na praça Júlio Soares, Ilha dos Araújos.
O projeto, com realização da Associação Valadarense de Artesãos, Artistas e Gastronomia Artesanal, visa diversificar a cultura local ao combinar exposições de artesanato com gastronomia e música. Assim, haverá seis edições em diferentes praças da cidade, com o objetivo de beneficiar diretamente artistas e produtores locais e descentralizar o acesso a eventos culturais. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
Mulheres predominam nas eleições em JF
Em Juiz de Fora, mulheres representam 54% do eleitorado e lideram a disputa para a prefeitura, com Margarida Salomão (PT) à frente nas intenções de voto e Ione Barbosa (Avante) em segundo lugar. Por isso, as eleições de 2024 na cidade podem resultar em um inédito primeiro turno decidido por mulher ou um segundo turno totalmente feminino.
A cientista política Marta Rocha destaca que a predominância feminina reflete um crescente interesse nas questões de gênero, mas ainda enfrenta desafios como a sub-representação e a violência política de gênero, assim como a dificuldade em alcançar recursos e oportunidades para candidatas.